ESTILO

Riviera Nayarit é destino de ecoturismo para atividades marinhas e terrestres

O tesouro do Pacífico mexicano é um refúgio para conectar-se com a natureza por meio de diversas atividades terrestres, marinhas e de vida silvestre

Riviera Nayarit, lar de centenas de florestas exuberantes, cachoeiras impressionantes e vida marinha colorida, é sem dúvidas um lugar extraordinário para se conectar com a natureza. Com ainda mais atividades para aproveitar neste verão, do hemisfério norte, o cativante trecho de litoral de 322 quilômetros na fronteira oeste do México é o destino do ano para férias ecológicas inesquecíveis. Essas atividades imperdíveis e repletas de conexão com a natureza incluem:

Cachoeiras mágicas

O verão é a melhor época para ver as impressionantes cachoeiras de Riviera Nayarit. Cercada por uma densa vegetação, a cachoeira Salto del Cora está localizada a menos de uma hora de San Blas, na pequena cidade de Tecuitata. A cidade é conhecida por seus negócios ecológicos, observação de pássaros e o microclima ideal para café endêmico cultivado organicamente, frutas e árvores. Lá, os visitantes podem mergulhar nas águas enquanto admiram as maravilhas naturais que os rodeiam. A caminhada até a cachoeira oferece vistas contínuas das serras, vegetação exuberante e o canto dos pássaros pode ser ouvido ao longo das trilhas. 

Atividades como salto de penhasco, caiaque, canoagem e rapel oferecem uma forma divertida de se conectar com os belos cenários da região. Outra cachoeira espetacular para explorar é El Salto de Jumatán, a maior cachoeira de Nayarit com água caindo de mais de 360 metros de altura. Aqui, os visitantes são incentivados a participar de um dos passeios oferecidos para vivenciar a maior parte da flora e fauna exóticas da região.

Surfe Impecável

Considerado um dos melhores lugares do México para surfistas de todos os níveis, os longos trechos de praia e ondas de surfe de Riviera Nayarit proporcionam inúmeros locais para a prática deste esporte. As ondas calmas para iniciantes e níveis intermediários são encontradas principalmente em lugares como El Anclote, Punta Burros, Sayulita e Veneros. Já os surfistas que estão em uma categoria mais avançada, poderão desfrutar das maiores ondas ao longo das praias de Santa Cruz de Miramar, Las Islitas e Bahía de Matanchén. 

Em agosto,  o resort Dreams Bahía Mita Surf & Spa, que oferece um extenso programa de surfe a poucos passos do melhor local de surfe da região, será inaugurado. Para quem quer dar um passo além, a Riviera Nayarit oferece também mergulhos espetaculares em lugares como as Ilhas Marieta, El Morro, Los Anegados, Isla Isabel e Islas Marías.

Experiências especiais de conservação e vida selvagem 

Um destino ideal para os amantes dos animais, a Riviera Nayarit oferece muitas oportunidades para observar e interagir com a vasta vida selvagem da região. Os visitantes podem participar de programas especiais com tartarugas durante os meses de verão, quando elas desembarcam para fazer seus ninhos. Esses programas protegem os processos de captura, eclosão e soltura final das tartarugas. Os visitantes interessados em participar desses esforços podem fazê-lo por meio de hotéis locais como Grand Velas Riviera Nayarit e Four Seasons Punta Mita, que oferecem cerimônias de soltura de filhotes de tartaruga, uma atividade maravilhosa para as famílias.

Para os que amam a observação de baleias e aves, a Riviera Nayarit será um paraíso, pois abriga centenas de baleias e mais de 250 espécies de aves. Os visitantes podem participar de atividades de observação de pássaros em várias áreas como San Blas, Tecuitata, Singayta e Isla Isabel, todas com ecossistemas únicos cercados por florestas tropicais, praias, montanhas e manguezais. Algumas aves únicas a serem observadas durante o verão são o martín pescador con cinturón, tordos bronceados, ninfas de madera mexicanas, semilleros de cuello blanco, entre muitos outros. 

No inverno, do hemisfério norte, os viajantes podem nadar com tubarões-baleia ou observar centenas de baleias se reunindo ao longo dos estuários entre Platanitos e a praia de El Sesteo. Com bastante comida nos rios para atrair os gentiles gigantes, os visitantes são encorajados a mergulhar para ver as baleias de perto enquanto nadam pacificamente ao longo da costa.

Apresentando a combinação perfeita de natureza, luxo e experiências ecológicas autênticas, a Riviera Nayarit está mais acessível do que nunca com vários voos diretos para o Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta (PVR) da Cidade do México ou via os EUA via Houston, Dallas. E Atlanta, além de muitas das principais cidades da América Central e do Sul.

(Foto: Divulgação)

Para mais informações visite o site

Deixe um comentário