ESTILO

Retrospectiva TOPVIEW 2018: o melhor da gastronomia

Lugares que bombaram em Curitiba ou aquela comida que virou tendência mundial. Confira os nossos destaques de gastronomia

Sim, nós sabemos que listamos VÁRIOS destaques da área do Prêmio TOPVIEW Gastronomia, mas resolvemos ir além. Te contamos o que fez o nosso estômago sentir fome, os drinques mais incríveis da cidade e as comidinhas que viraram tendência mundial!

Retrospectiva TOPVIEW 2018: o melhor da gastronomia

Invadimos o +55

Neste ano juntamos duas coisas incríveis: pratos deliciosos e boas ações. Em outubro, Marcus Yabe e Marcele Poiani se uniram para idealizar um cardápio especial para a Gastronight do +55. Além de delícias como dadinho de tapioca e risoto de queijo, o evento contou com uma nobre ação. A renda da noite foi revertida para o projeto Médicos de Rua. <3

O abacate de 2018

Kefir is the new avocado! Sim! Ele foi o alimento fitness do ano e se tornou o queridinho das dietas. Mesmo com uns amando e outros odiando, a bebida fermentada fez sucesso, sendo ingerida pura (como um iogurte) ou em um bowl cheio de acompanhamentos igualmente saudáveis e funcionais (ótima opção para quem não curtiu o gosto). Como o kefir é um alimento vivo, suas bactérias “do bem” se reproduzem garantindo a bebida por mais tempo. É quase um bichinho de estimação.

Fermentação natural

O movimento slow food defende o preparo cuidadoso e artesanal dos alimentos. Seguindo essa tendência, o que mais vimos neste ano foram pães de fermentação natural! Com uma produção que chega até a levar alguns dias, o pão é super saboroso. Enquanto muitos já estão produzindo sua própria versão em casa, outros podem encontrar em lugares como Fábrika, Sphair Gourmande, Maçã Padaria Artesanal e Marbô Bakery.

Comida de verdade

O movimento que defende a comida de verdade, nada mais é do que ingerir alimentos em sua forma mais natural possível. Um dos lugares que defende a filosofia é a True Kitchen que prioriza a alimentação saudável, funcional e, principalmente, natural. O movimento prega que não é preciso de muitos preparos ou temperos para que a refeição seja saborosa. Muito pelo contrário. Além de conseguir absorver mais os nutrientes dos alimentos, quando a comida é mais natural, os sabores são melhores. E aí, vai entrar nessa?

Jejum intermitente

E a dieta do ano, sem dúvida alguma, é o jejum intermitente. O método de emagrecimento busca alternar períodos em jejum com períodos de alimentação. O tempo sem alimentos podem variar entre 10 e 24 horas (bebidas sem calorias são permitidas!) e podem ser realizados diariamente ou apenas alguns dias da semana – vale lembrar que o indicado é começar aos poucos para que o corpo se acostume e sempre com um acompanhamento para que os resultados sejam positivos. O método queridinho dos influenciadores promete maior disposição, clareza mental e controle da glicemia e insulina.

Curitiba arrasou nos drinques!

Cervejas, vinhos e os mais diversos destilados: o ano foi dos drinques – pelo menos em Curitiba. Em 2018, os bartenders começaram a produzir drinques cada vez mais incríveis, vários wine bars abriram as portas e destilados japoneses, como o Shochu e o já queridinho saquê, caíram de vez no gosto do público. Isso sem falar dos eventos de cerveja, que dominaram os finais de semanas curitibanos (até perdemos as contas de quantos rolaram).

A nossa gastronomia para o mundo

É fato que Curitiba tem grandes nomes da gastronomia e o Brasil todo sabe disso. A novidade é que agora o mundo também sabe do potencial curitibano! Neste ano tivemos dois nomes premiadíssimos! Manu Buffara levou o prêmio colombiano Miele One To Watch para o seu restaurante, Manu, que é o único do sul no país na lista Latin America’s 50 Best Restaurants. O outro nome de destaque é o Madalosso, que concorre ao World Restaurant Awards na categoria que lista restaurantes clássicos.

Eu ouvi churrasco?

Os eventos de bebida bombaram, mas os de carne não ficaram para trás! O churrasco dominou os espaços de Curitiba e as versões caseiras também ganharam melhorias. O motivo? Diversos espaços de carne abriram na cidade e aumentaram – e muito – a variedade e o nível das opções. Quem também contribuiu com este cenário é Tatiana Lagrota, que está revolucionando o churrasco em Curitiba

Deixe um comentário