ESTILO

#SAFEWORLD! Restaurante curitibano conquista números incríveis com ideia revolucionária de sustentabilidade

Com uma população superior a 210 milhões de habitantes, o Brasil produz, em média, 80 milhões de toneladas de resíduos orgânico por ano – o equivalente a cerca de 343 quilos de lixo por pessoa. O número não seria tão impactante para o meio ambiente não fosse baixo índice de reciclagem ou reaproveitamento, que beira apenas 4%. Os dados são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

No coração de Curitiba (PR), o Madá Pizza & Vinho se destaca não apenas por suas deliciosas iguarias, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade. Com uma série de iniciativas inovadoras, a autêntica trattoria italiana está estabelecendo um exemplo notável na indústria de alimentos e bebidas, mostrando que é possível equilibrar o prazer gastronômico com a responsabilidade ambiental.

(Foto: divulgação)

“A minha preocupação era com o processo de separação e tratamento desses resíduos. Porque tudo isso volta para a terra. Se é feito um processo adequado, esse material pode ser usado como fertilizante na produção de novas plantas. Basicamente foi essa a minha decisão”, conta Beto Madalosso, sócio proprietário do Madá Pizza & Vinho.

Desde julho de 2020, a trattoria tem liderado o caminho na compostagem de resíduos orgânicos. Até o momento, 45,73 toneladas de resíduos orgânicos foram transformadas em nutrientes para a terra, resultando em uma redução notável de 72,53 toneladas de CO2 equivalente que não foram emitidas na atmosfera. A prática poupou ainda o uso de 4.899 sacos plásticos.

Mas a responsabilidade ambiental não para por aí. “Começamos com a compostagem, mas rapidamente percebemos que poderíamos fazer muito mais para contribuir com o meio ambiente. Foi aí que surgiu a ideia de adotar outras iniciativas sustentáveis. Queremos não apenas fazer a nossa parte, mas também inspirar outros estabelecimentos a seguir o mesmo caminho”, complementa Renan Vargas, sócio fundador do restaurante.

O Madá adotou a energia solar como parte fundamental de sua abordagem sustentável. Com painéis solares que fornecem energia limpa para alimentar suas operações, a trattoria está reduzindo significativamente sua pegada de carbono e diminuindo a dependência de fontes de energia convencionais.

(Foto: divulgação)

Já no salão, os clientes têm a oportunidade de apreciar soft drinks servidas em garrafas retornáveis. Essa prática inteligente evita o descarte de aproximadamente 30 mil garrafas PET e 12 mil latas no lixo a cada ano, fazendo sua parte na redução do desperdício de embalagens.

Deixe um comentário