Wow! Construtora Greenwood ganha importante selo socioambiental

Wow! Construtora Greenwood ganha importante selo socioambiental com projeto que usa o inovador steel frame

A construtora paranaense - especializada no segmento de luxo - acaba de receber certificação na categoria Ouro dentro das importantes especificações ambientais do Selo GBC Brasil Casa

0
Compartilhe

A construtora Greenwood, pioneira no Paraná em construções sustentáveis, acaba de receber a certificação Ouro pelo Green Building Council Brasil, no referencial GBC Brasil Casa, com o projeto da Casa Onda, construída na cidade de Castro, no Paraná, que recebe a assinatura da arquiteta Mônica Menarim Requião.

Referência nacional em construção sustentável, o GBC Brasil reconhece casas e condomínios que são construídos de forma socioambiental adequada, enfrentando desafios ambientais como o uso racional de água; conservação de energia; redução da geração de resíduos e das emissões de gases de efeito estufa; qualidade ambiental interna; entre outros.

Para a engenheira civil e diretora da Greenwood, Syonara Thomé Beira da Silva, receber uma certificação como essa é a certeza de que a construtora está no caminho certo. “A Greenwood é movida a desafios. Sempre que nos deparamos com um novo desafio com o GBC Brasil, vemos o retorno e somos reconhecidos, temos a certeza de que estamos no caminho para construir as melhores e mais ousadas casas do Brasil”.

A Casa Onda apresenta a utilização do steel frame – um sistema construtivo sustentável que tem como principal material estrutural o aço galvanizado, 100% reciclável – juntamente com a alvenaria convencional em sua estrutura, em composição com o uso da lã de pet, com excelente performance a partir de material reciclável, em substituição à lã de vidro no isolamento acústico e térmico.

Casa Onda

A estética orgânica da Casa Onda reforça sua proposta sustentável, aponta a arquiteta Mônica Menarim Requião, que assina o inovador projeto arquitetônico, e também de interiores. “O steel frame foi uma opção que tem um forte impacto positivo, em termos de sustentabilidade. O aço é um material de altíssimo nível de renovação. Além disso, a estrutura é toda parafusada. Praticamente não tem desperdício de material”, avalia a arquiteta que é especializada em construções sustentáveis.

Ela destaca no projeto a composição com a manta pet para o isolamento. “O resultado é excelente e este também é um material reciclável”, ressalta. “Ressalto também a geração praticamente zero de resíduos. Até o momento, não descartamos nada. Tudo foi reciclado, revendido a outras indústrias ou doado. Não precisamos até o momento sequer levar caçambas.”, estima a arquiteta.

Steel frame: uma expertise da Greenwood!

Versatilidade, praticidade, limpeza, racionalidade e sustentabilidade são atributos desta técnica construtiva, amplamente utilizada em mercados como o norte-americano, para que se destaque como opção para os clientes de obras residenciais também no mercado brasileiro. No mundo, o steel frame já é há anos um sistema construtivo amplamente difundido, e que vem se reforçando pelos diversos atributos sustentáveis que agrega à obra.

No Brasil, este é um sistema que começa agora a atrair maior interesse por parte do público, mais aberto a inovações tecnológicas e mais atento a diretrizes que contemplem a sustentabilidade. “O steel frame, até então, ainda não era muito difundido no Brasil. Com perfil de pioneirismo e busca constante por inovação e novas tecnologias, a Greenwood já disponibiliza esta técnica aos seus clientes desde sua fundação, há 20 anos”, conta o engenheiro Aldo Cesar Prigol. 

 

Neste Artigo

Converse com a Gente