Redes sociais do MON apresentam curiosidades sobre a arquitetura do museu
O Museu Oscar Niemeyer (MON) lançou uma série nas redes sociais que conta um pouco mais sobre a arquitetura e o processo de construção do Museu. Os posts temáticos fazem parte da ampla programação virtual, com conteúdo educativo e dinâmico, que a instituição tem oferecido ao público desde o início da quarentena, em março.
Isso inclui oficinas artísticas, mediações a exposições, entrevistas e visitas a ateliês de artistas e mostras virtuais, entre outras atividades. Os posts relacionados à arquitetura do Museu, que são publicados às sextas-feiras, têm tido grande aceitação do público, alcançando mais de 23,6 mil visualizações numa única postagem.
Maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados de área construída e 17 mil de áreas expositivas, o MON é uma das mais arrojadas e espetaculares obras projetadas por Oscar Niemeyer.
Entre as curiosidades descritas nos posts está o processo de construção do prédio do Olho, num intenso trabalho que durou seis meses ao longo de 2002. Idealizado para abrigar um museu, sua estrutura possui 70 metros de comprimento e 30 metros de altura e está apoiada por uma torre de cinco andares. Em paralelo à construção, ocorreu a reestruturação do antigo edifício, projetado por Niemeyer em 1967.