Rede curitibana Sirène mantém resultados na pandemia e projeta crescimento em 2021
No ano atípico causado pela pandemia, com restrições e isolamento social, o Sirène celebra os resultados alcançados: a rede de fish n’ chips obteve a mesma média de faturamento de 2019, R$ 3,5 milhões. Ao todo, as 7 lojas (3 em Curitiba, 1 em São Paulo, 1 em Belo Horizonte, 1 em Florianópolis e 1 em Balneário Camboriú) venderam 25 toneladas de peixe e 27 de batata, além de 50 mil litros de chope. A expectativa da marca para 2021 é de abrir outras 13 lojas em todo o Brasil, com foco especial no mercado paulista, e atingir faturamento total de R$ 10 milhões.
Igualar o resultado de 2019 é positivo, sobretudo quando se observa o setor de franquias de maneira global. Houve redução de 6,9% no total de faturamento do setor, no comparativo entre o 3º trimestre de 2019 frente ao mesmo período de 2020. No ano passado, o resultado do segmento foi de R$ 47,2 bilhões contra R$ 43,9 bilhões neste ano. Levando em conta os últimos 12 meses (o último trimestre de 2019 e os 3 de 2020), a queda foi de 7,9%: R$ 182,6 bilhões contra R$ 168,1 bilhões de faturamento total.
“Ao se colocar em perspectiva 2020, devemos comemorar o resultado atingido. Nossas lojas visam oferecer boa energia e momentos inesquecíveis, o que foi afetado ao longo do ano pelas medidas restritivas impostas pelas cidades para conter o avanço do vírus”, afirma um dos sócios do Sirène, Raphael Umbelino. “Tivemos grande sucesso na implantação do delivery, o que permitiu a manutenção das nossas lojas e um olhar otimista para 2021, com a possível chegada da vacina, a expansão nas praças nas quais já estamos atuando e, também, a abertura em novas cidades”, diz.
Expansão
Um dos objetivos do Sirène para 2021 é consolidar a sua marca em São Paulo, a principal praça do país. “Vamos pisar no acelerador, mesmo com a incerteza que a pandemia ainda carrega. Nosso foco será em nos posicionarmos bem em São Paulo, o que deve ampliar a nossa visibilidade para que mais unidades sejam abertas no estado e em outras localidades”, revela Raphael Umbelino.
A unidade de Belo Horizonte (MG) do Sirène serve como exemplo para esta expansão voltada ao mercado paulista. “A loja vingou, as pessoas estão falando bem e gostando muito do produto. Com essa percepção boa do público, outros investidores passaram a nos procurar para abrir novas unidades na capital mineira e em outras cidades do estado”, afirma Raphael. O investimento para abrir uma unidade Sirène parte de R$ 200 mil, considerando os custos da taxa de franquia (suporte operacional, comercial e de gestão e treinamentos). Estima-se que cada unidade franqueada Sirène se aproxime de R$ 1 milhão em faturamento por ano em condições normais, com lucro líquido de 15% e tempo de retorno de até 24 meses, dependendo da praça e do investimento.