Range Rover Evoque deve ser primeiro carro elétrico da Land Rover
O lançamento era do novo Range Rover (o antigo Vogue). Mas executivos da Land Rover acabaram deixando escapar uma notícia interessante. A próxima geração do Range Rover Evoque, modelo de entrada da divisão de luxo da fabricante britânica, pode ser o primeiro carro elétrico da marca. E isso deve acontecer daqui cerca de dois anos.
Quando questionado sobre os rumos da eletrificação da Land Rover, um dos diretores da marca afirmou que a versão elétrica do Evoque “faz muito sentido”. A Land Rover prometeu seis modelos movidos a eletricidade a partir de 2024.
O Evoque pode ser o primeiro deles, aproveitando a ocasião do lançamento da terceira geração. Junto com a remodelação total, o SUV vai usar a plataforma EMA, uma das três bases criadas para modelos elétricos no grupo Jaguar Land Rover.
A nova plataforma será compartilhada com o Discovery Sport e também servirá para variantes híbridas plug-in, já que, segundo a marca, pode acomodar um “compacto motor de combustão interna”. Atualmente, o Evoque tem uma versão híbrida que combina motor 1.5 turbo a um elétrico, entregando 309 cv e permitindo autonomia elétrica de 62 km.
Segundo a Land Rover, com a nova base, os SUVs elétricos poderão entregar 92% de eficiência, permitindo que o modelo tenha consumo de 6,4 a 7,2 km por kWh de bateria. Isso significa que, usando uma bateria de 75 kWh, comum em carros elétricos desse porte, o alcance médio pode ficar na casa dos 500 km.
Mas o tamanho da bateria ainda é uma incógnita. Fato é que o Evoque fará parte de uma família de modelos elétricos da Land Rover. O próprio Range Rover, lançado recentemente e confirmado para chegar ao Brasil nos próximos meses, terá a versão elétrica em 2024.
Por ser maior e mais pesado, o Range Rover usará uma plataforma diferente. Chamada de MLA Flex, ela foi lançada junto com a quinta geração do SUV no final do ano passado. Apesar de não ter sido criada exclusivamente para carros elétricos, suporta versões movidas a eletricidade.
No caso do Range Rover, o peso final é uma questão a ser considerada. Afinal, a versão com motor V8 a gasolina já tem mais de 2.500 kg sem qualquer pacote de baterias. Por outro lado, os mais de 5 metros de comprimento podem permitir a instalação de conjuntos robustos em todo o assoalho – garantindo boa autonomia.
(Via: Auto Esporte)