Rally pelo mundo? Conheça 3 destinos com cenário veloz!

Rally pelo mundo? Conheça 3 destinos com cenário veloz!

As mais famosas competições de rally pelo mundo atraem não só fãs do esporte como dos fantásticos cenários em que acontecem

Compartilhe

O ronco dos motores é música para os ouvidos de qualquer amante de velocidade sobre rodas. Para os fãs de rallys, o significado das competições vai muito além de ultrapassagens e alta performance. O esporte é um dos mais antigos do automobilismo, com o primeiro registro no ano de 1875, na França. Desde então, a modalidade vem atraindo cada vez mais admiradores. Isso porque a proposta é bastante diferente do que vemos convencionalmente: as competições não são feitas em autódromos, e sim em vias públicas ou particulares com veículos modificados ou especiais. O formato da corrida é ponto-a-ponto, em que pilotos e navegadores dirigem entre pontos de controle determinados. O vencedor não é aquele que chega primeiro, e sim aquele que cobriu toda a rota no menor tempo possível ou com a maior regularidade, já que as largadas acontecem com tempos espaçados entre os competidores. Conheça três corridas pelo mundo que ajudam a fazer o nome do esporte.

Svenska Rally – Suécia

Os pilotos adaptam-se ao ambiente – no caso do gelo, com espigões nos pneus e a utilização de bancos de neve para permanecer na pista.

É no inverno europeu que os suecos vibram com as competições de rally. Realizadas na província de Värmland desde 1950, as provas fazem parte do Campeonato Mundial de Rali (CMR) desde 1973, quando ganhou destaque com uma particularidade em relação às demais corridas: é única realizada na neve. Considerada uma das mais difíceis do mundo, acontece durante três dias. Em 2018, a competição aconteceu entre 15 e 18 de fevereiro, com 19 etapas, e quem levou o título de campeão foi o automobilista belga Thierry Neuville, pela primeira vez em sua carreira. Para quem gosta de assistir às competições, prepare-se para o frio de -25º C das geladas e remotas florestas do país! O calendário do ano que vem já foi divulgado: a competição acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2019 e já é possível comprar os ingressos, a partir de £ 750, pelo site oficial. rallysweden.com

Rally dos Sertões – Brasil

Em 1993, a primeira edição do Rally dos Sertões foi apresentada ao mundo. A largada aconteceu em Campos do Jordão e a chegada foi nas praias do Rio Grande do Norte. À época, a única categoria da competição era a de motocicletas. Dois anos depois, a categoria 4×4 foi implantada e, hoje, cinco compõem o leque de largadas: motocicletas, quadriciclos, carros, caminhões e UTVs. A 26a edição do evento se deu neste ano entre os dias 19 e 25 de agosto, partindo de Goiânia (GO) e terminando em Juazeiro do Norte (CE), contabilizando sete etapas. As datas para o campeonato de 2019 ainda não foram divulgadas, porém, Campo Grande foi a capital escolhida para dar a largada na próxima edição. sertoes.com

Rally Dakar – América Latina

Dakar reúne pilotos durante 15 dias de competições.

Talvez o mais aclamado e conhecido rally mundial, o Dakar teve início em 1979. Então conhecido como Paris-Dakar, tinha partida na França e terminava no Senegal. Hoje, o percurso é considerado o mais longo e mais duro de todos e abriga SxS (antiga UTVs), carros, motocicletas, quadriciclos e caminhões. Como cenário das corridas, temos as mais diversas paisagens da América Latina, continente que sedia o evento atualmente, e cada edição surpreende mais, de acordo com o país escolhido. Em 2018, o evento marcou a sua 40a edição com 9 mil km rodados, começando em Lima (Peru), no dia 6 de janeiro, passando pela Bolívia e terminando em Córdoba (Argentina), em 20 de janeiro. O evento, em 2019, acontecerá em Lima, de 6 a 17 de janeiro, com 70% do percurso em dunas. dakar.com

Filmes e livros

Grand Prix (1966)
Quem gosta de velocidade e corridas vai adorar conhecer o cenário da Fórmula 1 nos anos 1960. O longa dirigido por John Frankenheimer conta a história de um piloto americano demitido depois de um acidente e inclui uma sequência de imagens de corridas reais para deixar o resultado mais emocionante.

Rally de Portugal 50 anos (2017)
São 624 páginas de uma verdadeira peça histórica do mundo dos rallys. O livro é um compilado de imagens e histórias que retratam os 50 anos da prova portuguesa, em uma edição oficial editada pelo Automóvel Club de Portugal.

Rally Car (2018)
Keanu Reeves vive um campeão não quer acreditar que seus dias de glória ficaram para trás. Então, ele é forçado a participar de uma corrida de rally internacional pela China, com uma jovem como co-pilota, provando que ele ainda é o realizado corredor que pensa ser.

Rally Dos Sertões (2004)
No livro, Tiago Toricelli faz um convite para vestir o macacão e o capacete, apertar muito bem o cinto de segurança e sentir toda a emoção de percorrer 4 mil km de muita poeira e lindas paisagens.

 

Matéria publicada originalmente na edição 215 da revista TOPVIEW. 

In this article

Join the Conversation