Quando puder viajar: passeios, hotéis de luxo e tour gourmet na Bolívia
Se você acha que é preciso viajar muito longe para aproveitar as melhores atrações, saiba que isso não é necessário! A América do Sul também está repleta de paisagens de encher os olhos e culturas únicas e riquíssimas para conhecermos.
VEJA TAMBÉM: Quando puder viajar: 7 hotéis incríveis na Capadócia, Turquia
Apesar de muitos não considerarem o país como um destino de férias, a Bolívia possui diversas atrações turísticas totalmente diferentes do que estamos acostumados a ver no Brasil. Ao viajar para a Bolívia, você entrará em contato com montanhas, lagos e cidades que parecem tocar as nuvens, muito acima do nível do mar. Trata-se de uma nação onde as paisagens surpreendem os visitantes com suas cores e formas fascinantes.
Para te ajudar a conhecer mais sobre esse destino, separamos dicas de passeios, hotéis e restaurantes para você, finalmente, incluir esse lugar tão especial na sua próxima viagem. Vamos lá?
La Paz
Se você gosta de passear em metrópoles agitadas, não deixe de visitar La Paz durante sua viagem. A cidade, que está a quase 4.000 metros sobre o nível do mar, tem em seu horizonte a linda montanha nevada Illimani e, em suas ruas, o turista encontra atrativos como a vibrante Plaza Murillo – palácio presidencial boliviano – , a Calle Jaen (charmosa ruazinha com bares e casas de música folclórica) e a Calle de las Brujas (via onde é possível comprar belos artesanatos andinos). Merece também uma visita o Valle de la Luna, uma área repleta de formações rochosas que realmente lembram uma paisagem lunar.
Salar do Uyuni
Na Bolívia está o maior deserto de sal do mundo, o Salar do Uyuni. Com um solo salino completamente branco, em uma paisagem que parece de outro planeta, esse destino turístico fascinante fica a mais de 3.500 metros de altitude e ocupa uma área com mais de 10.000 km². Na época das chuvas, entre dezembro e março, as águas formam um espelho sobre o deserto de sal, refletindo perfeitamente as nuvens no solo do lugar. Em um tour pela região do Salar, os turistas também visitam uma ilha de cactos e lagos repletos de flamingos.
Sucre
Capital constitucional da Bolívia, Sucre é considerada a cidade mais linda da Bolívia. Por causa de seus lindos e bem preservados edifícios históricos, o centro urbano está na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. Entre eles se destacam o convento de San Felipe de Neri – fundado por carmelitas no século 18 –, a Casa de la Libertad – com linda arquitetura colonial e que foi sede do poder legislativo boliviano – e a Basílica de San Francisco, erguida no século 16. Sucre é uma cidade perfeita para ser explorada a pé, com a maioria de seus atrativos próximos uns dos outros. No trajeto, a dica é fazer uma caminhada pelas lindas praças Bolívar e 25 de Mayo.
Tiahuanaco
Tiahuanaco é o principal sítio arqueológico da Bolívia. Localizado a cerca de 70 km de La Paz, o lugar foi a capital administrativa e ritualística de uma civilização que exerceu poder sobre o que é hoje Bolívia e partes de Peru e Chile há milhares de anos. Tiahuanaco ainda exibe monumentos milenares em ótimo estado de conservação como a Pirâmide de Akapana, o Monólito Benett, a Porta do Sol e o Templo de Kalasasaya. Em Kalasasaya destaca-se o portal que antes recebia, em perfeita orientação astronômica, os primeiros raios solares dos dias de equinócio (o monumento ainda se encontra dentro do templo, mas em posição diferente). A face solar de Viracocha, o “Deus Criador”, decora sua fachada.
Confira os melhores hotéis para se hospedar durante o passeio:
Los Tajibos Hotel & Convention Center
Situados no centro de negócios da cidade, o hotel é considerado um oásis de 5 estrelas em Santa Cruz de la Sierra com uma vegetação luxuriante, uma piscina única e uma experiência gastronómica requintada em La Terraza, Piegari ou Jardín de Asia; nos três restaurantes charmosos no local. Com boas opções de transporte para o centro de convenções em Santa Cruz, Los Tajibos Hotel And Convention Center fica a apenas 15 minutos de carro de Plaza 24 de Septiembre e de Zoológico de Santa Cruz.
Casa Grande Hotel
Um dos hotéis cinco estrelas da Bolívia, o Casa Grande Hotel é chique e contemporâneo. O espaço combina a estética ultramoderna com o conforto descontraído e design sustentável. Localizado no coração da Zona Sul da Bolívia de La Paz, o hotel acessa facilmente os centros comerciais e financeiros da capital. Os 65 quartos possuem vista para as montanhas ou a paisagem urbana de La Paz e em suas instalações há piscinas cobertas e aquecidas, um centro fitness com saunas e jacuzzis e um restaurante de cozinha internacional, o Yerba Buena Restaurant & Terrace.
Hotel Europa
Com localização central em La Paz, Hotel Europa La Paz fica a 1 minuto de caminhada de Museu Nacional de Arqueologia da Bolívia e a 14 minutos a pé de Plaza Murillo. As opções gastronômicas consistem em um restaurante descontraído, um restaurante sofisticado e um bar elegante. Outras comodidades incluem academia e spa com piscina coberta, saunas e banheira de hidromassagem externa. Há também um lounge no saguão com fonte de água.
VEJA TAMBÉM: Quando puder viajar: confira dicas de passeios incríveis e hotéis de luxo na Itália
Para quem quer aproveitar a gastronomia boliviana, a notícia boa é que a comida é farta, caseira e com preço justo. Confira as dicas:
Gustu
Gustu, a palavra quíchua para sabor, é um restaurante e bar localizado em La Paz, Bolívia, inaugurado em abril de 2012. Gustu está sob a gerência da Chef Marsia Taha. É considerado um dos 50 melhores restaurantes da América do Sul, ficando em 32º lugar no The Latin America’s 50 Best Restaurants 2014 e em 14º lugar em 2017 na lista feita pela revista britânica Restaurant. O Gustu promete uma gastronomia com valores culturais fortes e que celebra a sustentabilidade e o valor de cada produto.
Chalet La Suisse
O Restaurante Chalet La Suisse abriu suas portas há mais de 31 anos por um suiço, Markus Rüegg. Localizado em La Paz e em Santa Cruz, o restaurante oferece um ambiente requintado mas descontraído. Atualmente, o local é considerado um dos melhores do país e, por isso, é necessário reservar uma mesa com antecedência para garantir um lugar.
Ona Restaurant
Ona significa “presente” em Pukina, a língua falada pelos Uru Chipaya, uma antiga cultura andina cujas origens precedem o Império Inca e foram os primeiros a cultivar quinoa e batatas, um presente que desde então se tornou parte da região andina e dieta universal. Ona é uma celebração da rica biodiversidade e tradições gastronômicas da Bolívia. O restaurante apresenta um menu inovador projetado para criar uma experiência requintada com ingredientes frescos, sazonais e de origem local.