ESTILO

Psicologia das Cores: 5 dicas para pintar sua casa com cores que transmitem sensações positivas

Saiba como explorar as emoções e sentimentos que as tintas carregam para personalizar os cômodos de casa

Você já teve a sensação de que as cores transmitem sentimentos de paz, conforto, alegria, entre outras emoções? Sim, as cores influenciam nas emoções do ambiente em que estamos inseridos. A maior empresa de tintas do país com capital 100% nacional, a Tintas Iquine, por exemplo, oferece um portfólio com mais de 5 mil cores e dá dicas de pinturas com visual personalizado através da psicologia das cores, que estuda as reações que as cores provocam no nosso corpo.

Confira como as cores podem renovar e personalizar o ambiente doméstico:

1 – Sala de Estar

(Foto: divulgação)

O principal cômodo da casa redobrou sua importância em tempos de confinamento. Espaço sinônimo de congregação, lazer da família e festividade, a sala de estar precisa estar revigorada para fortalecer as pessoas nesse período, recebendo novo visual com cores que multipliquem a positividade, alegria e esperança.

Repleto de vitalidade e vigor, o laranja carrega as emoções quentes das duas cores primárias (vermelho e amarelo) com estilo diferenciado.

Associada ao verão, a cor laranja é uma cor quente que transmite confiança, otimismo, encorajamento, ousadia e sociabilidade. A composição do laranja numa sala de estar pode estar nas paredes ou em decorações, dialogando com cores neutras, como o branco.

2 – Home-office

(Foto: divulgação)

O modelo de trabalho remoto entrou definitivamente na casa dos brasileiros. Pensando que o cômodo se tornou uma continuação do ambiente de trabalho, que tal adotar um visual minimalista que realce seus traços profissionais dentro de uma estética industrial?

No estudo da psicologia das cores, o amarelo, que é uma cor energizante, expressa criatividade, otimismo, curiosidade e clareza, atributos importantes para um profissional.

Para um visual industrial na montagem do escritório, o cinza surge como uma ótima combinação com o amarelo. O cinza é uma cor neutra, sofisticada, e com pouca emoção, fazendo contraponto ao amarelo, que é vibrante e quente. A conexão dessas duas cores cria uma atmosfera moderna e progressiva ao ambiente home office.

3- Quarto das Crianças

(Foto: divulgação)

Quando se fala em decorar o quarto infantil, é primordial planejar um ambiente que ofereça tranquilidade, conforto e, ao mesmo tempo, alegria. Os tons mais claros de verde reúnem esses elementos.

O verde está em alta nos espaços dos pequenos. Cor que remete à natureza, o verde leva energia positiva ao ambiente, dá a tranquilidade e o bem-estar que o lugar precisa e acalma as crianças. A Tintas Iquine possui paletas de cores verdes que ajudam a definir o tom ideal do quarto da criança, transformando o ambiente.

4 – Cozinha

(Foto: divulgação)

Tempos atrás, a cozinha nos remetia a um espaço estritamente para preparar a refeição e nos alimentar, cercado de azulejos que, muitas vezes, eram substituídos sem respeitar um padrão.

Entretanto, esse espaço acompanhou novas tendências e se integrou definitivamente nos projetos de decoração da casa.

Pela pintura da cozinha é possível reproduzir estilo e traços de quem ali mora, seja através de um espaço que privilegia a modernidade, o neutro, ou retrô. A cozinha estimula a criatividade e interação das pessoas na preparação de receitas. Os tons nude levam sofisticação e modernidade à cozinha de uma forma suave, como sugere a escala de tons de nude.

5 – Quarto do casal

(Foto: divulgação)

Vamos concordar que o quarto do casal deve aliar cores frias e quentes. As cores frias desaceleram o corpo após um dia exaustivo. Tons claros de azul são boas sugestões. Mas pintar um espaço somente com cores frias pode deixar o ambiente calmo demais.

É importante que esse cômodo tenha a serenidade de um azul claro, por exemplo, mas que também reúna traços estimulantes e provocantes em suas cores para contrastar com a cor fria.

Essa combinação de tons frios e quentes harmoniza o quarto do casal, exaltando de forma precisa as mensagens de cada cor. Uma dica: ao aplicar uma cor fria, faça o contraponto com os tons terrosos de marrom, que são cores quentes.

“As mais de 5 mil cores que a Iquine possui dão ao consumidor um leque de possibilidades. A psicologia das cores trabalha com esse aspecto sensorial e revela as mais diversas sensações que são trazidas através das cores. Saber como cada cor te impacta é fundamental, pois quando bem utilizadas elevam o bem estar e provocam energias positivas dentro de casa”, comentou Magaly Marinho, gerente de marketing da Tintas Iquine.

Deixe um comentário