Construindo sua área comum
O mundo da arquitetura é cheio de ramificações. Cabe aos profissionais da área desbravar e buscar atualizar cada um desses espaços. Priscila Feuers, curitibana e arquiteta de formação, passou por vários cargos antes de se tornar pioneira em assessoria para projetos de viabilidade e execução de interiores das áreas comuns. Em entrevista exclusiva à TOPVIEW, Priscila fala sobre seu percurso profissional. Confira:
Como você iniciou sua carreira?
No início da minha carreira como arquiteta, atuei em execução de obras comerciais de grande porte para uma das maiores redes de varejo do mundo, a C&A Modas. Depois, migrei para gestão de loja na empresa Tok&Stok. Por último, trabalhei na empresa Artefacto, com gestão e comercialização de produtos para o mercado corporativo.
Como você chegou à sua atual atividade?
Percebi que existe uma demanda no mercado da construção civil especificamente nas áreas comuns, tanto no planejamento de viabilidade quanto na execução do projeto de interiores dessas áreas. As construtoras, de um modo geral, possuem um processo construtivo muito alinhado à gestão do custo do empreendimento, porém, nas áreas comuns, o processo é outro – e é aí que entra o meu trabalho.
Como você descreveria o serviço de assessoria?
Ofereço uma pesquisa de mercado de produtos e serviços com alternativas e estratégias que auxiliam na gestão da execução com ganho de eficiência em custo, em qualidade e em produtividade, agregando mais valor ao projeto.
Quem são os seus clientes?
Meus clientes são construtoras e incorporadoras que, além de valorizarem as áreas comuns, buscam aprimorar o planejamento e a viabilidade dessas áreas.
Quais são alguns dos depoimentos dos seus clientes sobre o que você faz?
“Os engenheiros civis, de um modo geral, são forjados para buscar a melhor performance econômica em seus projetos. Porém, seguir com este raciocínio e ainda manter a excelência das especificações ditadas pelos escritórios de arquitetura não é uma tarefa fácil, pois o foco não pode estar apenas nos valores envolvidos. Questões que envolvem o design das peças, a durabilidade, a tendência arquitetônica especificada, a confiabilidade dos fornecedores, o prazo de entrega, a autoria dos projetos de decoração, entre outras, também tem a sua relevância entre os critérios de similaridade a serem respeitados. Diante desta complexidade, a assessoria prestada pela Priscila Feuers foi fundamental para realinharmos e aprimorarmos as especificações do Edifício Bluh voltadas para as áreas comuns, as quais serão entregues decoradas, equipadas e mobiliadas seguindo rígidos critérios de requinte e exclusividade e ainda dentro dos tetos orçamentários preconizados anteriormente. Sendo assim, somos convictos em dizer que a experiência comercial da Priscila, ao orçar e propor alternativas aos itens de decoração das áreas comuns, nos auxiliou na garantia da viabilidade comercial e financeira do empreendimento. Seguiremos com esta assessoria em nossos próximos lançamentos.” – Eng. Carlos Eduardo Bueno Noleto – CEO do Grupo Avantti.
“A arquiteta Priscila Feuers realizou uma consultoria fundamental para viabilizar as áreas comuns dos empreendimentos lançados pela incorporadora. As alternativas e estudos realizados pela Priscila nos permitiram combinar soluções que agregaram mais valor ao projeto, com economia e racionalidade. Este trabalho nos ajudou a avaliar as melhores opções de fornecedores e marcas do mercado de mobiliário, marcenaria e itens decorativos com muito bom gosto, elevado padrão de qualidade e de acordo com o que estava proposto no nosso projeto.” – Eng. Cassia Assumpção – MDGP Incorporadora
Como seu trabalho implica o consumidor final?
O resultado desse trabalho beneficia as áreas comuns de convivência com mais qualidade e durabilidade porque houve um cuidado tanto na seleção de fornecedores quanto na execução do projeto, além de poder contribuir para a redução, em longo prazo, de custos condominiais relativos à manutenção.
Você acha que essa assistência e a arquitetura podem andar juntas?
Uma das premissas do meu trabalho é o respeito com o autor do projeto de interiores. Por isso, é essencial a participação e a validação dele nesse trabalho. Acredito que buscar o equilíbrio do custo e da viabilidade da execução do projeto é uma vertente que valoriza e potencializa a arquitetura e o design. Quando preparo uma pesquisa de mercado, o respeito não se limita ao projeto: vai muito além, é o respeito com o conceito do empreendimento, com todos os profissionais envolvidos e, principalmente, com os futuros moradores.
Em quais empreendimentos você já atuou no planejamento das áreas comuns?
Serra Juvevê e Flow, da Víncere Incorporadora, Jardim, da IDEE Incorporadora, Bluh, do Grupo Avantti, Átman e Andáz, da MDGP Incorporações e Reserva Wiés da Altma Incorporadora.
PRISCILA FEUERS | ARQUITETURA CORPORATIVA
Tel.: 41 9 8503-0369
www.priscilafeuers.com.br
@priscilafeuers | LinkedIn: Priscila Feuers
*Conteúdo originalmente publicado na edição #254 da revista TOPVIEW.
TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente.