ESTILO

Por dentro das principais rotas cervejeiras do Brasil

As fábricas de cervejas artesanais estão provocando uma revolução ao país. Para conhecê-las, basta pegar a estrada em tours organizados ou em uma experiência independente

Há pouco mais de dez anos, para se apreciar uma cerveja mais requintada era necessário viajar para fora do Brasil. Mas isso mudou. O rico universo das cervejas artesanais abraçou o país quando apreciadores da bebida começaram a inaugurar suas fábricas, criando um mercado que não para de crescer. Assim como já acontece na Europa e nos Estados Unidos, o interesse por conhecer fábricas e fazer degustações vem crescendo por aqui, tanto que as agências de viagens já começam a prestar mais atenção nesse nicho.

Se Santa Catarina é uma das regiões mais privilegiadas do ponto de vista “geocervejeiro” – com direito até a aplicativo para iPhone disponível na App Store e no site www.rotadascervejas.com.br – também há possibilidades em vários outros Estados.

Aqui no Paraná, a capital e a Região Metropolitana vêm se destacando como um importante polo cervejeiro – algumas fábricas têm abocanhado prêmios nacionais e internacionais com suas receitas. Belo Horizonte também tem uma rota já consolidada num raio de apenas alguns quilômetros. Recentemente, Porto Alegre ganhou seu “Beer Tour”, que inclui fábricas e bares especializados.

Os roteiros também podem ser feitos por conta própria, embora isso dependa da disponibilidade e tempo de cada um. E para animá-lo a conhecer a produção nacional, preparamos nas próximas páginas um roteiro do que há de melhor para se conhecer por aí, a começar pelo nosso próprio quintal, claro.

CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

Bier Hoff | Curitiba
Na Bier Hoff, o mestre cervejeiro guia os visitantes pela pequena fábrica a partir de uma detalhada explicação sobre o que é uma boa cerveja, seus aromas, texturas e sabores já na sala dos maltes. Em seguida o processo de moagem até o envase é apresentado com detalhes. Inaugurada em 2002 com produção dentro do próprio restaurante, a Bier Hoff cresceu e ganhou uma fábrica que mantém a tradição artesanal. A Pilsner e a Weizen – tradicional na Baviera e com mais 50% de malte de trigo – foram premiadas no South Beer Cup 2012, concurso que elege as melhores cervejas da América Latina em seus diferentes estilos. Na edição deste ano, a German Lager levou o ouro.
Visitas com agendamento. Rua William Booth, 2.950 | (41) 3376-8740 | www.bierhoff.com.br

Bodebrown | Curitiba
Mais que uma fábrica, a Bodebrown é uma cervejaria-escola que já formou 900 alunos desde 2009 – quando inaugurou os cursos para amantes de cerveja de panela. Já na entrada o visitante conhece a loja de insumos e acessórios onde os cervejeiros podem comprar equipamentos, matéria-prima, cervejas e até camisetas da marca. A Bodebrown foi reconhecida com o prêmio de Melhor Cervejaria do Brasil de 2013 na edição do Festival Brasileiro da Cerveja, que ocorreu em março deste ano em Blumenau (SC).

E os prêmios não param por aí: no último Mondial de la Bière, a cerveja Wee Heavy Strong Scotch Ale ficou com o ouro novamente, repetindo o feito de 2011. No ano anterior, o prêmio tinha sido da Imperial Stout. A expansão da marca pediu reformas e a partir de agora será possível acompanhar a produção e engarrafamento por um vidro transparente.
Visitas com agendamento. Rua Carlos de Laet, 1015, Hauer | (41) 3082-6354 | www.bodebrown.com.br

Klein Bier | Campo Largo
A Klein Bier, que produz 50 mil litros mensais, é parte de uma trajetória que começou com o hobby do casal Henrique e Suellen Presser – que fazia cerveja de panela em casa para consumir com os amigos.  Inaugurada em 2009, a Klein produz a Pilsen, que corresponde à metade da produção; a Tchec, uma bohemian pilsener da República Tcheca; a Brown Ale, que leva cinco diferentes tipos de malte e um dos lúpulos mais caros do mundo; a Stout, estilo irlandês com malte torrado e lúpulo de amargor; e a Weiss, cerveja de trigo.

A visita conta com degustação direto do tanque. A novidade é a cerveja Estivadora, uma Porter de 5,2% de teor alcoólico, escura e com aromas de caramelo e maltes torrados. A receita é desejo antigo de Suellen, que sempre quis fazer uma Porter pensando nas mulheres. É feita com centeio – para manter a forma, diz ela! Visitas com agendamento. Rua Augusto Dering Sobrinho, 450 | (41) 3042-7041 | www.cervejariaklein.com.br

Gauden Bier  | Curitiba
A cerveja Gauden é fabricada com a água do Aquífero Embasamento Cristalino da Bacia Hidrográfica do Iguaçu, que fica no bairro de Santa Felicidade desde 2007. Dá para conhecer a fábrica onde acontece a produção de 38 mil litros por mês. Os quatro tipos de cerveja produzidos pela microcervejaria – pilsen, lager, pale ale e hefe-weissbier – são distribuídos nas versões long neck e 600 ml.
Visitas com agendamento. Av. Manoel Ribas, 6.995 |  (41) 3273-6666 |
www.gaudenbier.com.br

Way Beer | Pinhais
A Way Beer estreou oficialmente em 2010 no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC). Em abril de 2011, sua Way American Pale Ale foi eleita a melhor pale ale no 1º Prêmio Maxim de Cervejas Brasileiras. Também abre as portas da fábrica, mas de um jeito diferente. As visitas acontecem em sábados alternados e são anunciadas pela página da marca no Facebook. Junto com a apresentação do processo de fabricação de cervejas acontecem degustações de chopes com porções de pratos elaborados por restaurantes convidados. Lagundri, Vila Roti e Terra Madre já participaram do evento.
Visitas de acordo com programação anunciada no site e no Facebook. Rua Pérola, 331 | (41) 3653-8853 | www.waybeer.com.br

Wensky Beer | Araucária
Desde criança Luciano Wengrzinski acompanhava a mãe fazendo cerveja em panela no fogão de casa. Apegou-se ao aroma e se apaixonou pela bebida. Após viajar à Europa e conhecer algumas microcervejarias, resolveu montar a própria, na terra natal, Araucária, em 2010. Entre os vários produtos, fabrica a Wensky Baltic Porter – única na modalidade fabricada no Brasil, de cor marrom-escura brilhante, amargor alto moderado, aromas de café, chocolate e lúpulo, com espuma densa e consistente. Este ano, o bom trabalho rendeu uma medalha de ouro no South Beer Coup: a cerveja Drewna Piwa levou a melhor na categoria Old Ale.
Visitas com agendamento, bar aberto de 4ª a 6ª a partir das 18h e sábados a partir das 20h. Rodovia do Xisto, 5.781 | (41) 3625-2915 | www.wenskybeer.com.br

PORTO ALEGRE E SERRA GAÚCHA

Abadessa | Pareci Novo
Foi a experiência de trabalhar em cervejarias alemãs que reforçou no gaúcho Herbert Schumacher o desejo de fabricar cervejas no Brasil. Em 2005, junto com os irmãos e um grupo de investidores da Baviera, ele abriu a Abadessa. Na visita são apresentadas as quatro cervejas da marca, além das sazonais. Schumacher, que é mestre cervejeiro e especialista na cultura germânica, é quem guia os visitantes – em português, inglês e alemão.
Visitas aos sábados, das 10h30 às 12h com agendamento. Av. José Gertum, 470, Pareci Novo (46 km de Porto Alegre) | www.abade.com.br

Seasons  | Porto Alegre
A Seasons surgiu em 2010 para, como proclamado em seu site, “fazer parte de uma revolução que está acontecendo em nosso país: a revolução das cervejas artesanais.” Não há horário pré-estabelecido, mas dá para marcar uma visita, que será acompanhada pelo animado proprietário Leonardo Sewald.

Na volta pelas instalações, o visitante vai conhecer as cervejas Funhouse – temperada com laranja e coentro; a Green Cow, de amargor intenso; a Cirilo Coffee Stout, com sabor predominante de café; e a série de outras receitas sazonais. Todas as cervejas são assinadas com muito bom humor. A Cirilo Coffee Stout, por exemplo, é uma lúdica homenagem ao querido personagem da telenovela Carrossel.
Visitas com agendamento. Rua Angelo Dourado, 185 |  (51) 4102-0583 | www.cervejariaseasons.com.br

Rasen Bier | Gramado
A Rasen Bier foi inaugurada em 2008. Ao lado dos tanques há um espaço de degustação com petiscos para harmonizar. Entre as curiosidades da marca está a Rasen Bagual, uma brown ale de edição limitada (4.500 garrafas) e produzida em homenagem à Revolução Farroupilha, comemorada anualmente no mês de setembro no Rio Grande do Sul. Tem textura leve, com aromas tostados, levemente frutada, notas de caramelo e coloração marrom-acobreada.  No final de 2012, no III Concurso Brasileiro de Cervejas, a Rasen levou duas medalhas de ouro para as cervejas Dunkel e Bagual (de alta fermentação, lançada anualmente em embalagem de cerâmica, com tiragem de duas mil unidades).
Visitas de 2ª a sábado, das 9h às 12h e 14h às 18h ou com agendamento. Rua Cândido Godoy, 82 | (54) 3286-6886 | www.rasenbier.com.br

Farol | Canela
Depois de subir os 137 degraus da torre do farol, atração turística de Canela, o visitante descobre que ali há mais que um mirante. Inaugurada em maio de 2003, a Cervejaria Farol oferece opções de cerveja on tap como pilsen, pale ale, weiss e ESB, além de suculentos pratos e petiscos – como a salsicha bock servida com pão de malte e mostarda – para acompanhá-las. Além da vista sensacional, o visitante conhece a linha de produção da bebida.

Além disso, a Farol promove cursos e palestras sobre cerveja e realiza brassagens coletivas (cozimento do malte para extrair os açúcares necessários à fermentação da bebida), oportunidade única para os cervejeiros produzirem sua própria bebida, operando os equipamentos de uma microcervejaria.
Visitas de 3ª a 5ª a partir das 17h, 6ª a domingo a partir das 11h. Rua Severino Inocente Zini, 150 |  (54) 3282-7.007 |  www.cervejariafarol.com.br

BLUMENAU E ARREDORES

Schornstein | Pomerode
A Schornstein fica em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil. Fundada em 2006, está em um prédio tombado pelo patrimônio histórico e que tem uma chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos maciços. A cervejaria tem um restaurante que serve petiscos tradicionais da culinária alemã e holandesa e ainda sugere harmonizações para cada tipo de chope.
Visitas com agendamento. Bar aberto de 4ª a domingo, das 16h às 23h. Rua Hermann Weege, 60 |  (47) 3387-6655 (fábrica) | 3333-2759 (bar da fábrica) | www.schornstein.com.br

Eisenbahn | Blumenau
Há quem diga que a Eisenbahn – fundada em 2002 – talvez tenha sido o estopim da revolução cervejeira no Brasil. A marca tem 15 produtos no portfólio, entre eles um licor de cerveja e duas cervejas do estilo bière brut (únicas nacionais produzidas no método champenoise). Na visita dá para degustar um chope direto do tanque. Na edição deste ano do Australian International Beer Awards, dois rótulos foram premiados com a medalha de prata: a Eisenbahn Dunkel e a Eisenbahn Strong Golden Ale.
Visitas com agendamento de 2ª a sábado, das 14h às 19h. Rua Bahia, 5.181, Salto Weissbach | (47) 3488-7371 | www.eisenbahn.com.br

Das Bier | Gaspar
A cervejaria nasceu em 2006 e fica em um antigo casarão do início do século 20 na área rural de Gaspar, a 15 quilômetros de Blumenau. A visita pela linha de produção é guiada pelo mestre cervejeiro da casa, mas esta não é a única atração. O local conta também com um bar que serve deliciosos petiscos para degustar com os rótulos da marca e, aos domingos, serve almoço com cardápio predominantemente alemão. Além das cervejas, a Das Bier também serve sua cachaça (schnaps) artesanal.
Visitas com agendamento, bar aberto de 4ª a 6ª, das 17h à 0h, sábado das 15h à 0h e domingo das 11h às 19h. Rua Bonifácio Haendchen, 5.311 | (47) 3397-8600 | www.dasbier.com.br

Wunder Bier | Blumenau
Desde sua criação, em 2007, a Wunder Bier aumentou sua capacidade de produção em 40% produzindo quatro chopes: o Lager Hell (pilsen), Hefe-Weizen (trigo), Schwarzbier (lager escura) e Chopp de Vinho (produzido com uvas rubi e vinho tinto suave adicionados nos momentos finais de maturação). O ambiente da fábrica foi projetado para visualização do processo de produção da bebida a partir do bar, que serve petiscos típicos alemães – como as salsichas branca e vermelha acompanhadas de mostarda e raiz forte.
Visitas de 2ª a 6ª, das 8h às 12h e das 14h às 18h, bar aberto de 2ª a sábado das 10h à 0h. Rua Fritz Spernau, 155 | (47) 3339-0001 | www.wunderbier.com.br

Zehn Bier | Brusque
Cerveja dez! É o que significa Zehn Bier. Também é um trocadilho com o nome da família Zen, que fundou a casa em 2003. O produto aqui é o chope que sai em quatro versões: Pilsen e Porter (ano todo), e Pilsen Extra e Heller Bock (sazonais). A receita do Chopp Porter – cremoso, com leve sabor de café e textura granulada – é mantida em segredo pelo mestre cervejeiro da casa. A produção atual da Zehn Bier está entre 50 e 60 mil litros por mês e, em frente à fábrica há um bar/restaurante que serve pratos variados da culinária alemã e petiscos que combinam perfeitamente com o chope artesanal.
Visitas com agendamento e bar aberto de 3ª a sábado a partir das 17h. Rua Benjamin Constant, 26 | (47) 3351-6685 | www.zehnbier.com.br

Bierland | Blumenau
Com seu sugestivo nome, que significa “terra da cerveja”, a Bierland nasceu em 2003 e, ao longo do tempo, extrapolou os limites de Blumenau. Tanto que seus produtos já podem ser encontrados em Curitiba. A fábrica tem bar e produz oito cervejas – sendo várias delas premiadas – e três tipos de chope. A Strong Golden Ale (que passa por uma segunda fermentação na garrafa), ganhou Menção Honrosa no South Beer Cup 2012. Neste ano, no mesmo evento, a cervejaria ganhou a prata com sua pale ale e, no Australian International Beer Awards, a Bierland Pale Ale ficou com a prata na categoria International Pale Ale British Style.
Visitas com agendamento, bar aberto de 3ª a 6ª, das 16h30 à 0h e sábado das 10h à 0h. Rua Gustavo Zimmermann, 5.361 | (47) 3323-6588 | www.bierland.com.br

Heimat | Indaial
Em 1932, o alemão Paul Nuber chegou de Lindau (sul da Alemanha) trazendo a receita de cerveja da família, que tem sua origem no final da Idade Média. Com ela passou a abastecer os imigrantes da colônia alemã Heimat. Em 2005, o neto de Nuber resgatou a tradição e a receita original, inaugurando a Cervejaria Heimat em Indaial, no Vale Europeu. A casa produz cerveja pilsen em garrafa long neck e chope em barril.
Visitas com agendamento. Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1498 | (47) 3333-1793 | www.cervejariaheimat.com.br

Borck | Timbó
Fundada em 1996 por Brunhard Borck, um ex-funcionário do Banco do Brasil, com o auxílio de um mestre cervejeiro húngaro, a Borck começou com um estilo de sabor forte. Depois, partiu para o chope de trigo e o pilsen, que hoje é o carro-chefe da casa. A cervejaria produz em média 25 mil litros da bebida por mês e possui um bar anexo, que está sendo reformado.
Rua Pomeranos, 1.963 | (47) 3382-0587 | www.borck.com.br

SÃO PAULO E INTERIOR

Invicta | Ribeirão Preto
Nascida em 2011, a Cervejaria Invicta já foi citada em vários blogs cervejeiros do país por seu portfólio variado e de qualidade. Tanto que, na edição deste ano do South Beer Coup, a cervejaria ficou com a prata na categoria Other Styles. Uma das curiosidades é a Indie Rockin’Beer, feita a pedido da banda de rock Velhas Virgens. Tem bar próprio, de onde se pode ver toda a produção da cervejaria.
Visitas com agendamento e bar aberto de 3ª a sábado, das 18h à 0h. Av. do Café, 1365 | (16) 3878-1020 | www.cervejariainvicta.com.br

Bamberg | Votorantim
A Bamberg foi criada em 2005 em Votorantim por três irmãos apaixonados por cerveja. Em 2011, a marca recebeu medalhas de prata com os estilos rauchbier, helles, schwarzbier e munchen no South Beer Cup e cinco medalhas de bronze no Australian International Beer Awards. Este ano, recebeu o ouro na categoria Altbier na mesma premiação e duas medalhas de prata no South Beer Coup. Foi eleita a Cervejaria da Américas pelo Copa Cervezas de Americas 2011, no Chile. A visita guiada pela fábrica dá direito a degustação das cinco cervejas em linha – pilsen, munchen, weizen, schwarz e Rauch – mais duas cervejas sazonais.
Visitas com agendamento. Rua Sebastião Benedito Reis, 582 |  (15) 3242-7685 | www.cervejariabamberg.com.br

Cervejaria Nacional | São Paulo
É uma fábrica-bar fundada em 2011 que oferece cervejas próprias com inspiração no folclore brasileiro: Y-îara (pilsen), Kurupira (pale ale), Mula (india pale ale), Sa’si (stout) e Domina (trigo). Estando no bar, é possível conhecer e acompanhar a produção. Esta chega a 5 mil litros mensais. O primeiro andar é o bar, o segundo é a fábrica, e o terceiro é um restaurante com cardápio de dar água na boca, perfeito para tomar com as cervejas da casa. Entre os destaques estão a costelinha de porco e o Mercadão, sanduíche de mortadela no pão de bagaço de malte.
Visitas de 2ª a 4ª, das 17h à 0h, 5ª das 17h à 1h30, e 6ª e sábado das 12h à 1h30. Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros |  (11) 3628-5000 | www.cervejarianacional.com.br

Lund | Ribeirão Preto
Aberta em 2009, a Lund é conhecida pela excelência em lagers e segue sob o comando do mestre cervejeiro Evandro Zanini. De lá saem a Lund Pilsen, que se caracteriza pelo equilíbrio entre corpo e amargor; e a Lund Munich Dunkel, que prima por sua cor marrom-avermelhada e por seu intenso sabor maltado.
Visitas com agendamento. Rua José Roberto Vittorazzi, 325 | (16) 3621-5915 | www.cervejalund.com.br

Baden Baden | Campos do Jordão
A Baden Baden foi inaugurada em 1999 em Campos do Jordão. Hoje, 23 pessoas trabalham na fabricação de 11 variedades de cerveja. Este ano, a cervejaria foi premiada com duas medalhas de prata no Australian International Beer Awards.
Visitas diárias das 10h às 17h. Av. Matheus Costa Pinto, 1.653 | (12) 3664-2004 | www.badenbaden.com.br

Cervejaria Colorado | Ribeirão Preto
Fundada em 1995, a Colorado produz cerveja sempre com ingredientes inusitados. Sua pilsen, por exemplo, leva mandioca. Já a Demoiselle – cerveja porter, escura e feita com café – é uma homenagem a Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas cafeeiras na região. Conta com um bar em outro endereço, o Cervejarium (Av. Independência, 3242), onde são servidas as cervejas da casa, além de cerca de 80 outras de várias partes do mundo. Neste ano, a Colorado aumentou sua coleção de prêmios: a Guanabara recebeu o ouro no Mondial de la Bière e, no South Beer Coup, a cervejaria ficou com a prata na categoria imperial stout e com o ouro na other styles.
Visitas com agendamento. Rua Minas, 394, Ribeirão Preto |  (16) 3441-5090 | www.cervejariacolorado.com.br

RIO DE JANEIRO E SERRA FLUMINENSE

Vila St Gallen | Teresópolis
Em 1912, Alfredo Claussen, descendente de dinamarqueses, fundou a primeira cervejaria de Teresópolis com a receita de família – uma lager com uma bela cor dourada que, produzida em escala, ganhou o nome de Therezópolis. Em 1922, a fábrica fechou para ser reaberta em 2007 sob o nome de St Gallen. Recentemente, criou a Vila St Gallen, um complexo para receber os visitantes. É a imitação de uma vila germânica com lojas, biergartens (área ao ar livre para comer e beber, muito comum na Alemanha) e até pousada. Além da cerveja que deu origem ao empreendimento dos Claussen, a St Gallen ganhou o direito de produzir a Sulamericana, cerveja que, em 1880, conquistou ninguém menos que o imperador D. Pedro II. Uma surpresa: quem visita o lugar tem direito a provar os chopes experimentais da marca.
Visitas com agendamento de 4ª a 6ª, das 10h à 1h, sábado das 12h à 1h30, domingo das 12h às 23h30. Rua Augusto do Amaral Peixoto, 165 |  (21) 2642-1575 | www.vilastgallen.com.br

Noi | Niterói
A Noi, inaugurada em abril de 2011, fica em um prédio cuja fachada é decorada por tanques com capacidade para dois e quatro mil litros de cerveja protegidos por paredes de vidro, deixando parte do processo de fabricação à mostra. São sete diferentes receitas criadas e acompanhadas pelo mestre cervejeiro Gilmar Gutbrodt. Com produção de 35 mil litros por mês, também tem um bar anexo à fábrica de onde é possível observar a produção.
Visitas à fábrica com agendamento; bar de 2ª a 6ª a partir das 17h e fins de semana o dia inteiro. Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1.964 |  (21) 2709-3939 | www.cervejarianoi.com.br

Bohemia | Petrópolis
O espaço que abrigou a fábrica original da Bohemia, fundada em 1859, está reformulado. Conta com uma fábrica produzindo a todo vapor a linha de cervejas Bohemia, um bar, loja de souvenires e o Museu da Cerveja que, interativo e moderno, leva o público a uma viagem pela história da cerveja no mundo, da cervejaria Bohemia e da cidade de Petrópolis. O tour pela Bohemia mostra os ingredientes e passa pelos processos da produção de cerveja. No caminho tem até microscópio para ver a levedura que transforma a bebida. Também tem degustação da bebida recém-produzida.
Visitas de 4ª a 6ª, das 11h às 18h, sábado e domingo das 11h às 20h. Rua Alfedro Pachá, 166 | www.bohemia.com.br

BELO HORIZONTE E REGIÃO

Backer | Belo Horizonte
A Backer, de 1998, é outra grande cervejaria com forte presença em Belo Horizonte. Conta com bar próprio no Shopping Pátio Anchieta, além de diversos quiosques-bar pelos shoppings da cidade e no tradicional mercado municipal. A Medieval, uma blond ale que precisa ser aberta com a chama de uma vela, é o carro-chefe da microcervejaria. No South Beer Coup 2013, ganhou uma medalha de ouro e outra de prata.
Visitas com agendamento. Rua Santa Rita, 220 | (31) 3228-8888 | www.cervejariabacker.com.br

Falke Bier | Ribeirão das Neves
Fundada em 2004, a Falke Bier é uma cervejaria familiar que nasceu da iniciativa dos irmãos Marco Antonio, Juliana e Ronaldo Falcone. A fábrica foi instalada em uma bela área campestre, a 35 quilômetros do centro de Belo Horizonte, e produz a Ouro Preto (schwarzbier), Estrada Real IPA (india pale ale), Estrada Real WeissBier (weiss, de trigo), Diamantina (bohemian pilsner), Villa Rica (dry stout),  Monasterium (belgian tripel), Red Baron (vienna lager)  e a Vivre Pour Vivre (fruit beer), que utiliza jabuticaba em parte de seu processo de preparo.
Visitas com agendamento. Condomínio Vale do Ouro, BR-040, km 508, Alameda dos Falcões, 680 | (31) 3031-2888 | www.falkebier.com.br

Krug | Belo Horizonte
A Krug foi inaugurada nos anos 90 como uma microcervejaria com bar, servindo seus quatro tipos de chope (lager, keller, weizenbier e munich dunkel). Anos depois lançou seus produtos em garrafa, batizando a linha de Áustria, contando hoje com cinco rótulos distribuídos nacionalmente. Hoje a fábrica fica no bairro Jardim Canadá, região metropolitana de BH, e o bar próprio na Rua Major Lopes, tradicional setor boêmio da cidade.
Visitas com agendamento. Rua Alaska, 115A, bairro Jardim Canadá | (31) 3507-0777 | www.krug.com.br

BEER TOUR

Bodebrown Beer Train Roteiro: é uma viagem de trem entre Curitiba e Morretes. O trem sai perto das 8 horas e o retorno é por volta das 17 horas. Inclui passagem de trem, degustação de cinco ou seis chopes, almoço e retorno, de van ou micro-ônibus. Quando acontece: costuma ser feito a cada dois meses. Informações: (41) 3082-6354 e comercial@bodebrown.com.br

Excursão Cervejeira Roteiro: o ônibus fretado parte de Niterói e segue até Belo Horizonte. Contempla no mínimo visita a duas cervejarias, um bar e uma loja de cerveja. Saída prevista no sábado e retorno no domingo. Inclui hotel. Quando acontece: previsto para o final de outubro. Informações: (21) 8170-9071 e gustavorenha@gmail.com

Beer Route Roteiro: partindo de São Paulo, o grupo visita a cervejaria Dama (Piracicaba) e a cervejaria Rofer (Itupeva). O roteiro prevê almoço e ainda uma hamburgada. Dura um dia e normalmente é feito aos sábados. Quando acontece: sob consulta. Informações: cerveja.st/BeerRoute

Rota cervejeira + Oktoberfest Roteiro: o ônibus sai de Curitiba e passa por Brusque, Blumenau e Pomerode. Inclui visitas a quatro cervejarias e à Oktoberfest. O passeio dura quatro dias. Informações: SBTUR Viagens – (41) 3232-1965 e curitiba@sbtur.com

Beer Tour Roteiro: o passeio, que dura 7 horas, acontece em Belo Horizonte e inclui visita à cervejaria com degustação de cinco rótulos, visita à loja e almoço. Quando acontece: próxima saída no dia 20/7, mas com possibilidade de se fazer um roteiro sob medida. Informações: Libertas Viagens e Experiências – (31) 2516-0333 e libertas@libertasreceptivo.com

Deixe um comentário