ESTILO

Primeiro hotel cinco estrelas de São Paulo fecha as portas; últimos hóspedes são paranaenses

O tradicional hotel Maksoud Plaza operava com 20% da capacidade e não resistiu aos prejuízos financeiros provocado pelo fechamento durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus

Após 42 anos de atividades, um dos mais tradicionais hotéis de São Paulo, o Maksoud Plaza, fechou as portas, nesta terça-feira (7). O processo de recuperação judicial iniciado no ano passado foi concluído, e a localização próxima à Avenida Paulista será abandonada!

De acordo com a assessoria do hotel, a marca será mantida e deve anunciar novos empreendimentos em breve. Os clientes que tinham reservas futuras no Maksoud Plaza serão reembolsados.

O anúncio do fechamento foi feito em conjunto pela HM Hotéis, administradora do hotel, e pela Hidroservice Engenharia, sua controladora.

Em setembro de 2020, a HM Hotéis deu entrada em um pedido de recuperação judicial.

De acordo com a empresa, em 2011, o prédio do hotel e seu terreno já tinham sido arrematados em leilão da Justiça do Trabalho para pagamento de dívidas trabalhistas, mas o processo estava suspenso.

Nesta segunda (6), houve um acordo com os empresários que venceram o leilão e o processo de recuperação judicial foi concluído.

“A crise sanitária causada pela Covid-19 teve enorme impacto sobre os setores de hospitalidade. O Maksoud Plaza ficou fechado pela primeira vez em sua história entre março e setembro de 2020. Isso causou prejuízos que superam R$ 20 milhões”, informou em nota a assessoria do hotel.

O comunicado destacou que os setores hoteleiro e do turismo só têm previsão de recuperação da pandemia para 2023. “O fechamento do hotel se dá em momento oportuno, dada a necessidade de reestruturação financeira do grupo ao qual pertence, afetado por dívidas herdadas de empresas extintas”, complementou.

Últimos hóspedes são paranaenses

Com hospedagem reservada até esta terça-feira (7), os paranaenses Marina Gry e Eduardo Gomes, ela, sócia-proprietária do Virá Charme Resort, localizado em Teixeira Soares (PR), e ele, arquiteto, foram surpreendidos na noite de segunda-feira (6), quando chegaram no hotel e não puderam ter acesso ao quarto que estavam acomodados.

“Hoje resolvemos passar o dia todo fora, e aí chegamos no hotel para tomar um banho e sair jantar depois, e aí, logo que chegamos, o segurança meio que barrou a gente. Eu vi que rolou uma movimentação estranha, até a gente entender que o hotel estava fechado e nós éramos os últimos hóspedes. Eles estavam apenas aguardando a nossa chegada para definitivamente fechar o hotel”, conta Marina em vídeo publicado em seu perfil do Instagram. Segundo ela, as bagagens estavam fechadas na recepção. “Eles juntaram a nossa bagagem de dentro do quarto… foi uma situação que primeiro estressou muito a gente. Foi um choque.”

Gomes conta também, no vídeo, que os profissionais do hotel estavam visivelmente abatidos com o fechamento do local. “Estava todo mundo muito triste, porque acho que todos vão perder o emprego. E é uma pena porque é um local muito legal, tem mais de 40 anos, várias celebridades já se hospedaram por lá, então é um lugar cheio de história, tem um bar premiadíssimo.” 

Para Marina, conhecer o Maksoud era um desejo antigo. “Fiquei pensando ‘que bom que tive a oportunidade de conhecer o Maksoud nos 45 do segundo tempo e despejada de lá’ [risos]”

Assista ao vídeo na íntegra: 

História do hotel

Inaugurado em 1979, o hotel foi o primeiro cinco estrelas da cidade de São Paulo. Referência de luxo, o Maksoud Plaza tornou-se o destino da realeza, astros da música e celebridades.

Nele, ficaram hospedados os príncipes Rainier e Albert, de Mônaco, a primeira-ministra da Grã-Bretanha, Margareth Thatcher, os Rolling Stones, Ray Charles, a atriz francesa Catherine Deneuve e o diretor espanhol Pedro Almodóvar, entre outros. Em 1981, Frank Sinatra apresentou-se no Salão Nobre do hotel.

Nos anos 1980 e 1990, o 150 Night Club foi uma das casas de espetáculos mais movimentadas do Brasil. Músicos como Tom Jobim, Julio Iglesias, Bobby Short, Alberta Hunter, Etta James, Billy Eckstine, Buddy Guy e Dorival Caymmi fizeram shows no local.

Em 2015, o Frank Bar foi inaugurado e pouco depois entrou na lista dos melhores bares do mundo, segundo a World’s 50 Best Bars.

Deixe um comentário