Prêmio TOPVIEW Gastronomia reinventou menu do Madalosso

Prêmio TOPVIEW Gastronomia reinventou menu clássico e tradicional do Madalosso

Cinco chefs de Curitiba serviram uma releitura do tradicional cardápio do restaurante Madalosso na entrega do Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018

Compartilhe

A escolha do restaurante Madalosso para a realização da festa e entrega do Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018 foi certeira – que lugar mais icônico em Curitiba para celebrar “A Construção do Paladar”, tema desta edição? “É praticamente impossível não lembrar automaticamente do Madalosso, que é um dos maiores restaurantes do mundo e um dos grandes nomes da gastronomia paranaense a desenvolver esse tema”, pontua Marcus Yabe, publisher da TOPVIEW. Uma das premissas dessa construção e item avaliado pelo júri do prêmio é a inovação, que não poderia deixar de estar presente nessa grande festa: pela primeira vez em 55 anos, o cardápio do Madalosso, símbolo da nossa gastronomia afetiva, foi recriado por cinco grandes chefs de Curitiba, a convite da TOPVIEW. São eles: Celso Freire (Celso Freire Gastronomia), Eva dos Santos (Grupo Victor), Felipe Miyake (La Varenne), Rosane Radecki (Girassol) e Beto Madalosso (Forneria Copacabana).

Fachada do restaurante Novo Madalosso.

“Sempre quis ver esse menu de forma diferente e a criatividade desses convidados foi muito além do esperado”, diz Beto Madalosso, que resgatou uma máquina de macarrão que sua nona usava e uma receita de família especialmente para a noite da premiação.

Rosane Radecki – que, como diz, “gosta de trabalhar com o que tem história” – escolheu brincar com a polenta, ícone do Madalosso e um dos carros-chefes de seu restaurante em Palmeira, acrescentando ragu de miúdos e tempurá de cebola e radiche, enquanto Felipe Miyake, que serve a gastronomia francesa com toques da culinária italiana no La Varenne, reconheceu no seu trabalho “uma evolução de tudo o que o Madalosso foi e é”.

Mas até para Celso Freire, um dos responsáveis por refinar o paladar do curitibano há mais de vinte anos, a ocasião apresentou desafios. “O maior foi dar uma nova roupa para um prato tradicional e querido na cidade sem perder a originalidade e o respeito que o restaurante tem”, explica o chef, que preparou uma salada de fígado.

A sensação geral, compartilhada igualmente pelos convidados da noite, foi resumida por Eva dos Santos, reconhecida pelo preparo de alimentos na brasa: “Foi uma honra participar da primeira releitura da história do restaurante mais icônico e tradicional de Curitiba”.

 

Dona Flora Madalosso foi homenageada pelo presidente do Grupo RIC PR, @leopetrelli, em um dos momentos mais emocionantes do Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2018, na última quarta-feira (15). O evento foi apresentado pela @volkswagen, com apoio de @volkswagenbarigui, @servopavolkswagen e @lusonveiculos. A noite de gala teve ainda patrocínio da @a.yoshiiengenharia e apoio de @paganinigastronomia, @escolha_tres. #FornecedoresOficiais: @restaurantemadalosso, @chilflor, @tassianafischer + @pedrohbsilveira Arquitetos Associados, @crischantal, @adcoscuritiba, @goldfoodservice, @aguasourofino, @brdigitalimpressoes, @sonia_bacelar gastronomia, @adegabrasilcuritiba, #FamigliaZanlorenzi, @bonapartemoda, #CBMLocações, @salaocasaw, @camilaseidl, @drezzhauz, @clube.do.terno, @londonnoivaenoivo e @mxsl_mxsoundlightdesigner. #ptg2018 #vwpremium #evento

Uma publicação compartilhada por TOPVIEW (@topviewclub) em

*Matéria originalmente publicada na edição 214 da revista TOPVIEW.

In this article

Join the Conversation