Pra ver baleias-francas enquanto saboreia o melhor da gastronomia: a Praia do Rosa é o destino da vez!

Pra ver baleias-francas enquanto saboreia o melhor da gastronomia: a Praia do Rosa é o destino da vez!

Este pequeno paraíso, que fica a 70 quilômetros de Florianópolis, tem atrações que vão muito além da paisagem praiana

Compartilhe

Às vezes parece que ela nem fica no Brasil. Antes só dos pescadores, a Praia do Rosa foi sendo descoberta por surfistas, hippies, gente que ama praia. As pousadas, restaurantes e casas foram se adaptando ao cenário rústico-chique com muita madeira, vidro, palha. Seus proprietários trouxeram referências de gastronomia, design e hotelaria do mundo todo e assumiram responsabilidades como preservação ambiental e recolhimento do lixo. Não à toa, esta pequena praia tornou-se um destino exclusivo. Em julho, baleias-francas passam por aqui – e é possível encontrá-las até novembro. A época é perfeita para observá-las, aproveitar o friozinho, tomar um vinho em frente à lareira, curtir a praia… E saborear os eventos gastronômicos. Para quem quer ir já, a TOPVIEW separou endereços certeiros de boa comida.

Casarão

Fica à beira da praia mais badalada do Rosa Sul, com música alta, gente aprendendo a surfar e, sim, baleias! Foi tomando o limoncello no deck da casa que avistamos uma linda baleia-franca. Para comer, frutos do mar e um cardápio variado. A simpatia do atendimento se estende aos proprietários, superengajados na preservação e na estrutura do local.

Estrada para a Praia do Rosa, 714, (48) 3355-7481.

Urucum

Quem pilota a cozinha é Rafael Miralha, que há doze anos percebeu que era mais cozinheiro apaixonado do que executivo de banco. Por isso, viajou para restaurantes em outros cantos do mundo até chegar à Praia do Rosa. Aqui, seu trabalho é focado na reconstrução de pratos da culinária brasileira tradicional. A localização do restaurante, com vista para a baía do Rosa e para a Lagoa do Meio, é privilegiada. Atenção: miniweddings aqui, com finger foods assinadas pelo chef, estão com tudo.

Av. Porto Novo, s/n°, junto à pousada Solar Mirador. restauranteurucum.com.br

Rêmora

Talvez o melhor spot para avistar – de dentro de uma piscina aquecida – as baleias durante a temporada. No topo do Caminho do Rei, alia privacidade a uma das mais cobiçadas paisagens do Rosa.

Caminho do Rei, (48) 3355-6050, pousadaremora.com.br

Morada dos Bougainvilles + Sapore di Pasta

A energia contagiante da anfitriã Bebela Baldino se irradia por toda a pousada – desde o grande chalé praiano onde fica o restaurante ítalo-mediterrâneo Sapore di Pasta até o capricho nos mínimos detalhes dos bangalôs espalhados pelo jardim com vista para o mar. O aconchego melhora ainda mais nas grandes camas com lençóis brancos 100% algodão e nos decks privativos dos bangalôs.

Caminho do Alto do Morro, (48) 3355-6100, moradadosbougainvilles.com.br

*Matéria originalmente publicada na edição 191 da revista TOPVIEW

In this article

Join the Conversation