Pesquisa revela tendências de sobremesas que ganharam a mesa dos brasileiros nos últimos tempos - TOPVIEW

Pesquisa revela tendências de sobremesas que ganharam a mesa dos brasileiros nos últimos tempos

Takasago identificou, com consumidores, aromas doces que trazem boas sensações e são os preferidos no país

Compartilhe

As sobremesas existem desde a antiguidade, mas a ideia de consumi-las após uma refeição surgiu somente no século XIX. Hoje em dia, os sabores se reinventaram e estão presentes na vida das pessoas nas mais variadas ocasiões. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, um a cada cinco brasileiros consome doces cinco ou mais vezes por semana. E a Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil, fez uma pesquisa intitulada “Hábitos de Consumo sobre Sobremesas”, que revelou os hábitos e as preferências de sabores dos consumidores: doces e sobremesas regionais, sobremesas e sabores globais, e bebidas indulgentes.

“Nós usamos as pesquisas que realizamos como inspiração para criação de aromas autênticos que possam ser aplicados em diversos produtos do mercado, para promover um sentimento de satisfação e felicidade em quem os consome. E por que investir em sabores de sobremesas? Porque são sabores associados a experiências positivas, a boas sensações, como nostalgia, conforto e bem estar”, explica Rafaela Bedone Gerente de Marketing da Takasago.

Sabores Tradicionais: sensação de conforto

A pesquisa revelou o avanço da tendência “Valorização do Local”, em que é possível perceber um consumo maior de produtos com aromas associados a raízes familiares, ou seja, sabores que vêm de tradições e receitas de família. Esse comportamento se conecta com o novo modo de consumo que surgiu durante a pandemia. As pessoas tendem a buscar alimentos com sabores conhecidos que tragam a sensação de segurança. Os tradicionais preferidos dos brasileiros identificados na pesquisa foram: Brigadeiro, Beijinho, Bicho de Pé, Paçoca e Mousse de Maracujá.

Sabores Globais: O sabor do mundo em nossas casas

As tendências em sabores globais vêm crescendo a cada dia. Segundo a pesquisa, o consumidor, aguçado pela quarentena e pela impossibilidade de locomoção, continua curioso e quer se sentir mais próximo do mundo ao seu redor. Dessa forma, no contexto atual, a culinária acaba sendo uma opção para essa “viagem”. No estudo da Takasago, os consumidores escolheram os sabores globais que mais gostam e/ou teriam vontade de experimentar, são eles: Petit Gateau, Cheesecake e Brownie, Cookies n’ Dough, Donuts, Canoli de Doce de Leite, Red Velvet e S’mores.

Bebidas Indulgentes: também podem ser sobremesas

Segundo a Aocubo Pesquisa, o café é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, ficando atrás somente da água. O Brasil também está na lista entre os grandes consumidores de alcoólicos, o licor, por exemplo, é o 9º mais consumido, segundo dados da Euromonitor. Ambas as bebidas vêm sendo muito trabalhadas em “Cross Category”, em que aromas de café e alcoólicos são utilizados em diferentes categorias de alimentos e bebidas. Afinal, por que não juntar os sabores favoritos dos brasileiros em seus alimentos prediletos? A pesquisa da Takasago apontou os aromas de bebidas de maior preferência: Cappuccino, Caramel Macchiato, Creme de Amarulla, Chocolate Mocha e Latte. Os consumidores revelaram gostar de provar esses sabores, em diferentes alimentos como bolos, biscoitos, sorvetes, sobremesas lácteas e iogurtes.

In this article

Join the Conversation