Por dentro de Puerto Vallarta e Riviera Nayarit: pedaços ainda desconhecidos de um já explorado México
Ao atravessar a porta automática do aeroporto de Puerto Vallarta, as lentes dos meus óculos embaçam – apenas um indício do extremo calor e da alta umidade que me acompanhariam nos próximos sete dias.
Entro na van com o meu grupo de viagem e, minutos depois, chego ao hotel-boutique Casa Velas, onde um time de funcionários nos espera com pequenas toalhas perfumadas e geladas e uma limonada refrescante – primeiros de muitos mimos que virão.
Arquitetado como as casas antigas mexicanas, o hotel-boutique fica na exclusiva zona residencial de La Marina, tem sistema all inclusive e já foi reconhecido como o Melhor Hotel com Spa de Excelência pelo Condé Nast Johansens. Mas nos pequenos detalhes é que está seu diferencial.
As amenities são L´Occitane. Nas camas, lençóis de fio egípcio. Piscinas privadas e jacuzzis na sacada com vistas exuberantes dos jardins são outros agrados. No segundo dia de estadia, é possível que os funcionários já saibam seu nome e não será preciso lembrá-los que você toma o café sem açúcar. Nada foge à atenção deles.
A praia não é das mais bonitas e fica longe do hotel. Mas para quem gosta de pisar na areia e mergulhar no mar, pode aproveitar a estrutura do Beach Club do hotel. Crianças não são aceitas.
O foco são casais que procuram exclusividade e conforto, e podem jogar golfe no campo – projetado pelo arquiteto australiano Joe Finger em parceria com os renomados ex-jogadores de golfe, Jack Nicklaus e Tom Weiskopf – ou relaxar no bar da piscina tomando Piñas Coladas e Mojitos.
>> Aprenda a fazer uma verdadeira caipirinha mexicana
De arte à tequila
Localizada no estado de Jalisco, Puerto Vallarta fica a pouco mais de 800 quilômetros da Cidade do México e ficou famosa depois que recebeu, em 1960, o casal Elizabeth Taylor e Richard Burton. Dizem que esse fato, aliado à localização, transformou a cidade em um novo e disputado destino turístico naquela época.
O principal reflexo dessa transformação pode ser visto no tamanho da zona hoteleira da cidade e no Malecón, um calçadão com quase dois quilômetros de extensão que reúne a maior quantidade de lojas, restaurantes e bares da cidade.
A arquitetura, os marcos de pedra e esculturas de bronze o transformaram em uma galeria de arte a céu aberto. Andar pela orla é dos passeios mais simples e agradáveis, principalmente à noite, com o charme extra do pôr do sol (lá anoitece mais tarde, por volta de 20h30).
Também vale a pena ir ao Museu da Tequila, o Viva Tequila. O passeio custa 780 pesos (cerca de R$ 182) e começa com uma excursão de trem pela cidade, inclui tour interativo, degustação da bebida e termina com um fantástico show folclórico.
O destino dos famosos
Do outro lado do rio Cuale, no limite com o estado de Jalisco, fica Nayarit e sua Riviera, com praias mais bonitas e alguns dos resorts mais renomados do mundo. O suntuoso St. Regis, por exemplo, fica em Punta Mita, uma espécie de condomínio de resorts luxuosos, no norte da Baía de Banderas.
O local é guardado por guaritas e a preocupação por privacidade tem motivo: é para lá que Jessica Alba, Eddie Murphy, Charlie Sheen, Nicolas Cage, Justin Bieber e outros famosos vão quando querem fugir dos holofotes de Hollywood. Também pudera: a estrutura do St. Regis impressiona.
Além da decoração sofisticada, camas e amenities luxuosas (da francesa Remède, especializada em terapias antienvelhecimento), ter o próprio terraço e um mordomo particular são outras regalias que o hotel oferece. Sim, mordomo! O serviço é gratuito e funciona pelo WhatsApp.
La Isla Oculta
Quem fica no St. Regis tem outra vantagem: as Ilhas Marietas, o passeio mais famoso e requisitado da região, bem ali, de frente para o resort. Quando se olha para a foto entende-se o porquê: uma das ilhas desse pequeno arquipélago, também chamada de Praia do Amor ou Praia Escondida, fica dentro de uma caverna. Para chegar lá, só a nado.
O oceano é quente, calmo e transparente. Debaixo d’água, uma experiência inédita me esperava: cardumes de peixes coloridos e destemidos (ou acostumados aos turistas) nadavam ao meu lado, provocando em mim algo entre a euforia e a felicidade. Mesmo sem chegar de fato à Ilha Escondida eu tinha certeza que a melhor parte do passeio era o caminho até ela.
Ao chegar à praia, me deparei com uma faixa de areia pequena e lotada de turistas – melhor seria ter ido mais cedo. Ficamos tempo suficiente para fazer fotos e voltamos. O passeio com duração de três horas (inclui equipamentos, fotos, stand up paddle e snorkel perto das ilhas) custa 125 dólares e é oferecido pela Punta Mita Expeditions, um quiosque na frente do St. Regis.
O pôr do sol…
Ao lado do St. Regis, ainda em Punta Mita, fica uma unidade do resort Four Seasons. Conhecemos o resort, suas três piscinas incríveis – uma delas cercada pela natureza e arquitetada dentro de um rio – e depois seguimos para uma cerimônia Huichol, montada no alto de um pequeno morro e conduzida por Enrique, concierge cultural do hotel. Durante 40 minutos ouvimos lendas e histórias sobre os primeiros habitantes do México, os huicholes.
Antes de chegar a Nayarit, disseram que a atração mais bonita seria o pôr do sol no Pacífico. Aos poucos, uma tonalidade forte e intensa de laranja substituía o azul límpido para anunciar a noite.
Uma mesa montada na praia sinalizava que ali seria o jantar. De tudo que li, só esqueceram de dizer que o maior luxo do México está mesmo fora dos resorts.
Onde ficar
Em Puerto Vallarta:
Casa Velas
01 800-839-2352
Pelicanos #311 Fracc.
Marina Vallarta C.P. 48354, Puerto Vallarta, Jalisco, México.
www.hotelcasavelas.com
Velas Vallarta
01 877-418-2859
Paseo de la Marina Norte 585, Marina Vallarta, Puerto Vallarta, Jalisco, México. www.velasvallarta.com
Em Riviera Nayarit:
Four Seasons Resort Punta Mita
(52) 329-291-6000 Bahía de Banderas, Nayarit, 63734, México.
www.fourseasons.com/puntamita
The St. Regis Punta Mita Resort
(52) 329-291-5800
Carretera Federal 200 km 19.5 Lote H-4, Punta Mita, 63734, Punta Mita, Nayarit, México.
www.stregis.com/puntamita