ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Uma mansão para sentir-se em casa, mas em Caiobá

Mansão dos anos 70 transformada em pousada acolhe hóspedes no litoral do Paraná mantendo o clima familiar de origem

O jeito de casa de família é evidente logo na chegada, quando se estaciona na grande garagem. Dali, o carro provavelmente vai sair somente na hora de ir embora, uma vez que para ir à praia basta atravessar a rua. A Pousada Casa da Praia, em Caiobá, é exatamente o que seu nome diz: a residência de praia de uma família. Construída em 1976, tinha como propósito ser um espaço para receber parentes, amigos e convidados da família Pasini. A mansão de 1.100 m2, dividida em três pavimentos, foi erguida em um terreno de 1.500 m2, de frente para o mar, adquirido da família Buffara. “Foi feita para estar sempre cheia de gente”, diz Anita Pasini, proprietária e hoje administradora do lugar. Para acolher a todos, a garagem ganhou dez vagas.

Com o passar dos anos, a casa deixou de ser tão frequentada como de costume e veio a dúvida de como aproveitá-la melhor. Alugá-la não era uma opção devido à forte ligação emocional de Anita com o lugar. Além da grande quantidade de itens pessoais que compõem a decoração, ela queria continuar frequentando a casa durante o verão. Vender também não estava nos planos. A ideia de transformá-la em pousada surgiu durante uma viagem com as amigas. A solução foi concretizada há cinco anos.  “Uni o útil ao agradável”, diz Anita. “Continuo interagindo com muita gente, estou em Caiobá e cuido da casa como sempre cuidei.”

A transição

Algumas mudanças foram feitas na transição de residência para pousada. O bar de antigamente agora é a recepção, que fica ao lado da sala de café da manhã, no térreo. Sala de TV, living, sala da lareira e sala de jogos completam o andar, cujos ambientes estão integrados.

A casa conta com dez suítes, sendo uma no térreo, oito no primeiro andar e uma na cobertura, espaço onde antigamente funcionava a churrasqueira da família. Uma delas é dupla. Três delas são de frente para o mar – e são as mais procuradas pelos clientes mais jovens. As suítes do fundo são as preferidas dos hóspedes que buscam mais tranquilidade.

A frente da casa ganhou uma extensão externa: deques de madeira e mesas. Ali os hóspedes podem beber, conversar e admirar o mar e o movimento na orla. Anita explica que o espaço não existia antes porque a família preferia privacidade. A iluminação dos ambientes também foi modificada: de intimista tornou-se mais intensa. “Por uma questão comercial, tem que ser tudo muito claro”, explica.

Decoração sentimental

A decoração da pousada é um capítulo à parte: todos os itens passam pelas mãos de dona Anita antes de serem inseridos na ambientação. Herança, presentes de amigos e da família, compras feitas em viagens e em lojas são as fontes que a abastecem. A proprietária explica que não há um estilo próprio. Segue o que é ditado no momento e faz uma adaptação de acordo com as características da pousada. Por isso, uma vez por ano promove uma mudança pontual. “Mantenho os objetos que eu mais gosto e reciclo outros”, diz.  Apesar disso, grandes mudanças de estilo não estão nos planos. O cuidado de dona Anita e o clima familiar continuarão a ser características da pousada por muito tempo.

ONDE FICA

Pousada Casa da Praia: Avenida Atlântica, 2.338, praia Brava de Caiobá, Matinhos | (41) 3452-2447 | www.pousadacasadapraia.com.br

*Matéria escrita por Daniel Bastitella e publicada originalmente na edição 158 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário