Aprenda receitas com chocolate de dar água na boca! - TOPVIEW

PARA OS CHOCÓLOTRAS DE PLANTÃO: aprenda receitas de dar água na boca!

Saiba como preparar deliciosas sobremesas com muito chocolate Nestlé

600 0
Compartilhe
Aprenda receitas

 Você sabia que no dia 7 de julho se comemora, em todo o mundo, o Dia do Chocolate? SIM!! ELE EXISTE – e nós amamos! O cacau é um dos mais versáteis ingredientes e super utilizados em receitas – e, no inverno, ele fica ainda mais irresistível. Pensando nisso, confira quatro receitas deliciosas que utilizam o chocolate, para celebrar o dia e, ao mesmo tempo, incentivar os chocólatras de carteirinha a se arriscar na cozinha. Aprenda receitas, vamos nessa?

Torta Gianduia 

Aprenda receitas
Receitas Nestlé. (Foto: Edu Delfim).

INGREDIENTES
Massa
1 pacote de biscoito triturado (140 g)
2 colheres (sopa) de manteiga

Recheio
3 claras
meia xícara (chá) de açúcar
170 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
meia xícara (chá) de avelã triturada e tostada
1 colher (sopa) de licor de chocolate opcional
1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor

MODO DE PREPARO

Massa
Em um recipiente misture o biscoito e a manteiga até formar uma massa úmida. Forre com esta massa o fundo de uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro), apertando bem para unir a massa. Reserve.

Recheio
Em uma panela, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Coloque em uma batedeira e bata até a tigela da batedeira esfriar e a mistura dobrar de volume, formando um merengue. Reserve. Em um recipiente, derreta o chocolate em banho-maria, misture o creme de leite, as avelãs e o licor de chocolate, formando um creme. Adicione à gelatina 3 colheres (sopa) de água e leve ao fogo, em banho-maria, para dissolver. Adicione ao creme formado e misture bem. Incorpore delicadamente ao merengue reservado e despeje sobre a massa preparada . Leva para gelar por cerca de 4 horas. Decore com avelãs e sirva a seguir.

DICA: Se desejar, decore a torta com mini trufas: derreta em banho-maria meio tablete de chocolate meio amargo (85 g), adicione 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de licor de chocolate e 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, até que fique homogêneo. Leve para gelar, modele em formato de trufa (com uma avelã no centro), passe pelo chocolate em pó e coloque sobre a torta no momento de servir.

Torta de Palha Italiana

Aprenda receitas
Receitas Nestlé. (Foto: Iara Venanzi).

INGREDIENTES
250 g de chocolate meio amargo em pedaços
2 leites condensados (lata ou caixinha)
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite
2 pacotes de biscoito
Raspas de chocolate meio amargo para decorar

MODO DE PREPARO
Em uma panela, coloque o chocolate, o leite condensado, a manteiga e misture bem. Leve ao fogo mexendo sem parar, até que a mistura desgrude do fundo da panela, como no ponto de brigadeiro. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite, misture e espere amornar. Reserve.

MONTAGEM
Em uma forma redonda de fundo ou aro removível (24 cm de diâmetro), unte o fundo e as laterais com óleo. Coloque uma fina camada de brigadeiro e distribua os biscoitos por todo o fundo da forma. Cubra essa camada de biscoitos com brigadeiro e repita as camadas, finalizando com brigadeiro, reservando alguns biscoitos para decorar. Deixe gelar por 4 horas e desenforma. Decore com biscoitos triturados e raspas de chocolate. Sirva.

Merengue de Chocolate com Frutas de Estação

Aprenda receitas
Receitas Nestlé. (Foto: Iara Venanzi).

INGREDIENTES
Merengue
4 claras
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de amido de milho
3 colheres (sopa) de chocolate em pó 

Recheio e finalização
1 e meia xícara (chá) de leite 
1 colher (sopa) de amido de milho
230 g de chocolate meio amargo
Frutas da época, para decorar (figos, uvas sem caroço, nectarinas, ameixa fresca etc)

MODO DE PREPARO
Merengue
Forre uma assadeira grande, de bordas baixas com papel-manteiga de uso culinário e marque um círculo de 22 cm de diâmetro. Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume e formar um merengue consistente. Misture delicadamente, aos poucos, o amido de milho e o chocolate em pó.

Coloque a mistura sobre o papel-manteiga e, com auxílio de uma colher grande, preencha o círculo, abrindo uma cavidade, levemente mais funda, no centro. Leve para assar em forno baixo (160°), preaquecido, por cerca de 1 hora ou até que esteja seco por fora. Desligue o forno e deixe que esfrie lá dentro, com a porta entreaberta. Coloque em uma assadeira (35 cm de diâmetro), untada com azeite, e leve para pré-assar em forno médio (180°C), preaquecido, por 8 minutos.

Coloque o recheio desejado e retorne ao forno para aquecer. Em uma panela misture o leite, o amido de milho e o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, espere esfriar, coloque o recheio sobre o merengue já frio e cubra com as frutas.

Bolo Formigueiro com calda quente e cremosa

Aprenda receitas
Receitas Nestlé. (Foto: Marcelo Resende).

INGREDIENTES
Massa
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de leite 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 g de chocolate picado

Calda
meia xícara (chá) de leite
100 g de chocolate 
1 caixinha de creme de leite

MODO DE PREPARO
Massa
Em uma batedeira, bata os ovos até obter uma mistura fofa e clara. Acrescente o açúcar, intercalado com o leite e bata bem. Desligue a batedeira e adicione a farinha de trigo, aos poucos, mexendo delicadamente. Junte o fermento em pó e o chocolate, passado na farinha de trigo. Despeje a massa em uma forma de furo central (23 cm de diâmetro), untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo, e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Reserve.

Calda
Em uma panela, coloque o leite e o cholate, e misture até que derreta por completo. Adicione o creme de leite, misture e deixe esquentar. Despeje a calda sobre o bolo, ou se preferir, sirva como uma bebida cremosa e quente junto ao bolo.

Leia mais:

PARA FAZER EM CASA: Aprenda as receitas japonesas mais famosas e queridas no Brasil!

In this article

Join the Conversation