Papel de parede: jeito prático de transformar ambientes. Saiba por que usar!
Liso, com textura, imitando tijolo, pedra, cimento e até mármore, o papel de parede é uma das soluções mais práticas para transformar um ambiente. O arquiteto Filipe Bender, da Bender Arquitetura, foi responsável pelo espaço Sala Vip e Eventos, exposto na Casa Cor PR 2015, e não pensa duas vezes antes de recomendar o material a um cliente. “O papel de parede é menos agressivo e mais barato que um porcelanato, por exemplo”, defende.
O arquiteto lembra que, ao contrário do que era feito há alguns anos, hoje é usada uma cola à base d´água na colocação, “assim fica mais fácil do papel se soltar quando o cliente decide trocá-lo”, completa. Mas para que a solução não se torne um desastre, ele alerta: procure mão de obra especializada. “Se o cara for bom, o cliente não enxerga a emenda de jeito algum”, afirma.
Entre as tendências, além dos estilos já citados, papel com ondulações, em estampas geométricas e em tons mais neutros e aconchegantes também estão em alta. Filipe, no entanto, gosta de trabalhar com elementos marcantes, mas sem modismos. “A arquitetura atemporal é a melhor opção”, sugere.
Até porque, se bem cuidado e sem exposição direta ao sol, um bom papel de parede pode durar entre 10 a 15 anos. “Ainda assim, mesmo que seja uma estampa superatual, é a opção mais fácil de mudar, caso seja o desejo do cliente em um futuro próximo”, esclarece.
Outra característica importante dos papéis de parede é a versatilidade. São despojados e democráticos, combinam com vários estilos de decoração, de pessoas… “É uma febre, não é mais novidade”, garante. E o motivo, segundo ele, está justamente no custo. “O segredo da arquitetura é vestir as paredes e essa é uma solução bem mais barata e que altera o todo”, finaliza.
Como escolher o papel de parede
Para facilitar essa tarefa, a designer de interiores Nitsa Vianna Soares, à frente da Cosy Home, loja especializada em papéis de parede em Curitiba, explica o passo a passo para a compra do produto ideal para o seu espaço.
Passo 1
Leve as medidas da largura e altura da parede que irá receber o material. Imagens do ambiente que receberá o papel também ajudam.
Passo 2
Tenha uma noção do estilo, padrões e cores que gostaria de usar. Nesse caso, a internet e até ferramentas como o Pinterest podem ajudar para inspiração e boas referências.
Passo 3
Existem diversos materiais diferentes, entre eles, os chamados Vinílicos e os Non Woven. O primeiro é composto por uma base de celulose e possui uma aparência mais artificial. Já o Non Woven é feito de uma mistura especial de fibras naturais e sintéticas que o torna lavável e resistente à luz.
Passo 4
Depois de escolher o estilo, padrão, cor e o tipo do material, é preciso pensar na aplicação. A parede deve estar sem imperfeições e totalmente lisa. Quando o papel é aplicado na superfície, o material absorve todas as imperfeições que existem no local, por isso, é importante estar atento à situação da parede. Caso a parede seja em MDF, a dica é cuidar com o acabamento nas emendas das chapas.
Passo 5
E por fim, após a aplicação ser finalizada, é importante atentar-se à manutenção do papel. A limpeza deve ser feita com um pano úmido, sem molhar muito, ou com um espanador de pó. Deve-se ter atenção a superfícies úmidas e paredes que emboloram, pois estas danificam a manutenção do material.
SERVIÇO
Adornié Ambientes_(41) 3014-6180
Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 847, Centro.
Cosy Home_(41) 3030-6959
Rua Augusto Stresser, 1261, Hugo Lange.
Decormade Living_(41) 3029-5575
Av. Vicente Machado, 878, Centro.
Orlean Curitiba_(41) 3016-8484
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1069, Batel.