ESTILO

Pandemia e verão: confira 5 estratégias para melhorar o conforto térmico em residências e escritórios

Muitas cidades do nosso país têm registrado elevações de temperatura recorde, antecipando o verão bem quente que devemos ter pela frente

“A gente vive, globalmente, temperaturas extremas. E, no que diz respeito ao calor, recorrer ao paisagismo é uma solução importante para o conforto térmico em cidades e edificações”, opina Bruno Watanabe, paisagista e diretor fundador da Vertical Garden, empresa referência em paisagismo residencial e corporativo sob o conceito do design biofílico. “O desafio global é aproximar cada vez mais o homem da natureza, que é a proposta dos projetos em design biofílico. Com a pandemia, que impôs a milhares de pessoas o confinamento em áreas urbanas e concretadas, esse desafio mostrou-se ainda mais urgente”, completa.

A combinação pandemia e calor de fato trouxe à tona o quão importante é valorizar o conforto térmico em residências e escritórios. “Se reformas mais invasivas são complicadas ou inviáveis no momento, o paisagismo, aliado a intervenções mais simples na decoração dos espaços, é o que pode ajudar a tornar o ambiente mais fresco e agradável nesta época do ano”, explica Watanabe.

Acompanhe abaixo cinco dicas da Vertical Garden para transformar seu escritório ou residência em um ambiente mais arejado neste verão.

Ventilação Natural

Mantenha janelas e portas abertas, para criar um “corredor de ar”. Ventiladores, de teto ou portáteis, podem ajudar a intensificar essa circulação. O uso de cortinas ou persianas em tecidos mais leves também são um recurso interessante, para filtrar a incidência solar, sem interromper a circulação do ar. Borrifadores e vaporizadores podem ser úteis quando a umidade do ar estiver baixa.

Urban Jungle ou PlantScaping

O conceito Urban Jungle explora o cultivo de espécies, em vasos, que se adaptam bem aos ambientes internos e, em muitos casos, além de ajudarem no controle térmico, purificam o ar! Entre elas, há plantas de porte pequeno e médio como Antúrio, Aranha, Crisântemo e Gérberas. Também fazem parte desta seleção a Espada de São Jorge, a Jiboia e o Lírio da Paz. E existem as espécies maiores para vasos no chão, como algumas Palmeiras, a Tamareira e o Ficus, e aquelas para os vasos pendentes, como as Samambaias, ótima opção a quem tem pouca metragem. Nos escritórios, o Plantscaping aposta na disposição de vasos internos, como floreiras autoirrigáveis, que contribuem para reduzir a temperatura superficial do ambiente, o tornando mais acolhedor e fresco. Muito interessante para recepções e salas de reunião, por exemplo.

Jardins Verticais

A ideia aqui é criar um painel, uma cortina verde. Usando uma manta hidropônica, que faz as vezes da terra, dá para criar um jardim vertical que, em alguns casos, segundo especialistas, pode reduzir a temperatura superficial do ambiente em até 10 graus! Um verdadeiro oásis! Isso porque os painéis verdes filtram a radiação solar, como uma barreira natural às ondas de calor.

Tecidos e “roupas” para a casa

Prefira tecidos leves para mantas, almofadas e tapetes. Eles são uma boa ideia para forrar texturas sintéticas que, quase sempre, dificultam a troca de calor.

Cores claras

Aposte em tons claros para os ambientes, sobretudo se você vive ou trabalha em espaços compactos. As cores claras trazem a sensação de frescor e, realmente, absorvem menos o calor. Além disso, tons mais pasteis e neutros dão a sensação de amplitude ao ambiente.

Deixe um comentário