ESTILO

ORIGENS: Um dos maiores festivais de charutos do mundo acontece no Brasil

O tabaco proveniente da Bahia é composição para os melhores charutos do mundo

Mesmo envolto por inúmeras polêmicas, o mercado do tabaco não para de crescer no Brasil e no mundo. O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco do mundo, perdendo apenas para a China, com uma receita que ultrapassa os 2 bilhões de dólares e gerando mais de 5 mil empregos somente no país.

LEIA TAMBÉM: Charutos e o tempo, uma combinação saborosa

No universo charuteiro, a grande força da indústria está na qualidade do tabaco, considerado um dos melhores do planeta. A produção é quase exclusiva da Bahia, com diversas fábricas e pequenos produtores locais fazendo, na minha opinião, charutos excelentes de folhas de tabaco 100% brasileiras.

E esta não é somente a minha opinião. Um estudo recente do Sinditabaco mostrou que, dos dez charutos popularmente reconhecidos como os melhores do mundo, todos têm tabaco baiano em alguma parte, seja na capa, no capote ou no enchimento.

É do Brasil, inclusive, um dos grandes festivais de charuto do mundo, o Festival Origens, que acontece anualmente nas cidades de Cachoeira e São Felix, no Recôncavo Baiano. A região tem uma história de mais de 400 anos de produção de tabaco e é de lá que saem os charutos mais apreciados e reconhecidos mundo afora.

Em 2019 tive a felicidade de participar do Origens e conhecer de perto como funciona a indústria da região, degustei charutos inesquecíveis e históricos e vi a força transformadora do charuto na cultura e no modo de vida local. Foi uma experiência inesquecível e que em breve vou compartilhar com vocês, contando os detalhes dessa aventura aqui na coluna.

Em meio a muitas controvérsias sobre o tabaco, fato é que a força da indústria nacional contribui, e muito, para o rompimento de barreiras comerciais e para a abertura de mercados em todo o planeta e também no Brasil. 

*Coluna originalmente publicada na edição 233 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário