ONLINE: Ônibus da Cultura leva Ópera de Mozart e história de Curitiba para web - TOPVIEW

ONLINE: Ônibus da Cultura leva Ópera de Mozart e história de Curitiba para web

Realizado pelo Solar do Rosário, projeto lança novos conteúdos digitais que ampliam opções culturais na pandemia

106 0
Compartilhe

O projeto Ônibus da Cultura apresenta novos conteúdos gratuitos na internet. Já pode ser conferida nas redes sociais a estreia de dois vídeos. Na série Ônibus Palco na Quarentena, a orquestra Ladies Ensemble interpreta trecho de uma das mais famosas óperas de Mozart, “A Flauta Mágica”. Já no Ônibus Museu na Quarentena, o tema é a formação de Curitiba, abordando o crescimento da população e mudanças de hábitos desde quando foi fundada, em 1693. 

Realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Ônibus da Cultura transformou dois antigos veículos do transporte coletivo em unidades móveis, que há dois anos vinham levando arte para todos os bairros da cidade. Esta iniciativa tem patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

Com a pandemia do Covid-19, o Ônibus Palco e o Ônibus Museu estão temporariamente parados, mas a produção de conteúdo continua. Suas atrações começaram a ser divulgadas pela internet, numa série especial de vídeos.

Em sua segunda gravação realizada especialmente para o Ônibus Palco na Quarentena, a orquestra Ladies Ensemble, formada exclusivamente por mulheres, interpreta um trecho de uma das mais famosas operas de Mozart. A ária de Papageno, personagem de “A Flauta Mágica”, foi a escolhida para dar continuidade às gravações nas quais cada uma das integrantes tocou de sua própria casa, em registro feito pela internet.

Dando sequência aos vídeos do Ônibus Museu na Quarentena, o conteúdo da vez é uma das estações que integram o acervo sobre rodas. A formação e evolução de Curitiba, de uma pequena vila nos tempos coloniais até a vibrante metrópole atual, são percorridas num vídeo que aborda a imigração, arquitetura e artes. Entre as curiosidades, estão trechos de uma filmagem que registra neve em Curitiba no século passado.

É possível acessar os conteúdos através do InstagramYoutube e Facebook. Aproveite!

In this article

Join the Conversation