ESTILO

O vinho em 5 ocasiões de verão

Por Luciane Horcel

Churrascos, happy hour à beira-mar, pool party, luau na praia ou piquenique no parque são eventos bem típicos desta época do ano e podem ganhar um glamour a mais se acompanhadas do vinho certo.

Antes que se instale a dúvida, a resposta é: sim, é possível tomar um bom vinho em uma reunião em volta da churrasqueira ou mesmo tomando sol em uma festinha à beira-mar. “Há quem ache que o vinho só combina com frio, o que não é verdade. Há várias opções da bebida para ocasiões de dias quentes. Até o vinho tinto, não é proibido. Ele só precisa ser servido a temperatura de 15 a 18 graus Celsius. Se estiver mais quente que isso, é só resfriar”, explica o consultor Jorge Ferlin.

A TOP VIEW separou alguns compromissos típicos da estação e o consultor Jorge Ferlin diz qual vinho se encaixa melhor em cada ocasião:

1. CHURRASCO

churrasco e vinho
Nos dias quentes, nada melhor que um churrasquinho. Para comer com carne, o ideal são os vinhos não muito encorpados, mais leves e mais simples.
Dica: Cabernet, Tannat e Merlot. Espumantes rosé também combinam muito bem.
Perigo: se o churrasco for feito com muito sal na carne, ele pode tirar um pouco o sabor do vinho.

2. PETISCOS À BEIRA-MAR
Dá sim para comer um camarão fritinho na areia e ainda assim tomar um vinho. “A gordura fresca da carne com a acidez de um espumante por exemplo dá uma boa equilibrada. As papilas gustativas vão agradecer”, diz Ferlin
Dica: vinhos verdes combinam muito com frutos do mar e petiscos em geral. Outra boa pedida é o cabernet sauvignon.
Perigo: nada de vinhos caros e encorpados perto do mar. Não combina com o ambiente, nem com petisco frito.

3. FESTA NA PISCINA

wine
Com canapés e “finger foods”, que geralmente são servidos em “pool parties”, os vinhos brancos e rosés são as melhores opções.
Dica: vinhos rosés como Côtes de Provence e Rosé d’Anjou são excelentes opções para harmonizar com torradinhas e pequenos canapés.
Perigo: evitar comer canapés e comidinhas que contenham alcachofra. O sabor metálico na boca da planta não dá harmonização com nenhum vinho.

4. LUAU NA PRAIA
Drinques bem tropicais são muito indicados e até ajudam na composição de um bonito luau na praia.
Dica: vinho branco seco com água tônica. “É só colocar uma dose de vinho, uma rodelinha de limão, gelo e água tônica. Um charme e supercombina com a ocasião”, detalha Ferlin.
Perigo: nada de vinhos caros e encorpados na areia. O luxo vai pro brejo.

5. PIQUENIQUE NO PARQUE
A ordem no parque é espumante. Se seu piquenique será mais doce com pães e bolos, a sugestão é Moscatel, mas o Brut combina com todo o tipo de lanche e horário.
Dica: morango e frutas combinam com o espumante mais doce, Moscatel. Queijos e sanduíches caem melhor com o Brut.
Perigo: o vinho tinto pode ser consumido no calor desde que seja servido entre 15 e 18 graus. O problema é que num piquenique ele vai ficar na cesta ou exposto ao sol e pode não ser uma boa opção.

Deixe um comentário