O vídeo é a resposta!
Cada vez mais, empresas e pessoas buscam maneiras de se destacar no mercado. Nos últimos anos, o crescimento e a importância dos vídeos nas redes sociais foram extremamente significativos, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, que fez com que esse tipo de conteúdo fosse ainda mais relevante. Segundo uma pesquisa de mídia realizada pela Nielsen Brasil em parceria com a Toluna, o consumo de vídeos, filmes ou programas de TV é a principal atividade dos brasileiros na internet no período de isolamento.
O que poucos sabem é que um único vídeo pode ser desdobrado em vários outros formatos, sendo aproveitado em diferentes plataformas. O diretor executivo da Milk Films, Leandro Karam, explica que, atualmente, discute-se muito sobre a questão das plataformas e dos meios. Muito se aterroriza com o clássico “a TV vai acabar”, mas as pessoas esquecem que, na verdade, só se muda a plataforma, já que a maneira de fazer a captação não muda. “O produto a ser consumido é o mesmo, só migra de um lugar para o outro. Seja no Instagram, no YouTube, no Facebook, no Linkedin, no Tik Tok ou até no WhatsApp. O vídeo é o conteúdo da vez – nessa vida convergente em que estamos inseridos”, ressalta.
Há quem acredite que vídeos feitos por produtoras são uma realidade apenas para grandes corporações quando, na verdade, estão ao alcance de todos. Basta se adaptar às necessidades. Um vídeo é multiplataforma e interativo. Ele pode se transformar em um podcast, em um artigo, em um infográfico, em vídeos mais curtos ou maiores. Tudo depende de qual é a função que ele precisa assumir. Felipe Reichmann Müller, diretor de produção da Milk Films, conta que a empresa tem um grande diferencial, que acaba sendo transmitido dentro dos próprios valores da organização. “Acima de um vídeo, existe uma ideia e, acima dessa ideia, existe o relacionamento. Ou seja, precisamos conhecer e entender nossos clientes para auxiliá-los da melhor forma pois, muitas vezes, esse material complementa as estratégias para solucionar ou suprir uma necessidade interna. Não adianta fazer um vídeo incrível se ele não comunicar o que realmente precisa”, enfatiza Müller.
Assim, não há dúvidas: qualquer que seja o negócio, o vídeo é o caminho ideal. “O vídeo é a melhor ferramenta pois ela conversa com diferentes públicos. Ele pode ser só ouvido, pode ser visto sem som e com legendas, pode ser traduzido… enfim, ele é dinâmico e muito interativo”, finaliza Karam.
Produção de vídeos em plataformas digitais
1. Identifique seu objetivo
Antes de iniciar a produção, estruture seu planejamento, trace seu propósito e defina o público que você quer atingir.
2. Crie conteúdo relevante
Para um vídeo de sucesso, o conteúdo é o centro das atenções. Desperte interesse!
3. Mostre o valor do seu produto/serviço
Pode ser feito de forma subliminar ou direta: seja sempre transparente. Assim, a credibilidade começa a ser construída. Mostre a verdade.
4. Tenha qualidade na produção
Produza seus vídeos em ambientes adequados e com boa iluminação. Tenha cuidado com o áudio, evite ruídos e ambientes que produzem muito eco.
* Matéria originalmente publicada na edição #247 da revista TOPVIEW.
TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente