ESTILO

O turismo sustentável

Confira a segunda parte da matéria principal na edição #239 da revista TOPVIEW

Acompanhando os hábitos propostos por movimentos como o slow fashion e o slow food – que promovem produção e consumo conscientes na indústria da moda e da gastronomia, respectivamente –, o turismo sustentável também apresenta soluções para o setor.

Esse modelo tem como objetivo atender, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das comunidades receptoras, protegendo e ampliando as oportunidades para o futuro, segundo informações oficiais do Governo Federal apresentadas no portal do Ministério do Meio Ambiente.

Ainda segundo a plataforma, promover o turismo sustentável é gerenciar todos os recursos implicados na atividade turística, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida.

As informações do Ministério do Meio Ambiente concluem que o turismo predatório pode levar ao esgotamento dos recursos naturais, assim como à descaracterização cultural e ao desequilíbrio social. O turismo sustentável, segundo a pasta, é composto pelos mesmos pilares do desenvolvimento sustentável – eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica.

“Agora as pessoas querem a experiência, querem o sabor, querem a cor, querem escolher o que fazer de acordo com a sua personalidade.” – Juliana Medaglia

Templo Budista. Foz do Iguaçu/PR (Foto: Shutterstock)

Overtourism
A prática sustentável nas viagens surge como uma resposta ao overtourism – “extrapolação do turismo”, em português. A professora Thays Domareski Ruiz define o termo: “é quando a cidade acaba recebendo muito mais turistas do que a sua capacidade.”

A profissional aponta Barcelona, Veneza, Roma e Grécia como exemplos desse fenômeno. “Os moradores não se sentem mais confortáveis com essa invasão de turistas. A gente já tem exemplos de lugares atrativos  tão lotados que até a foto que fazemos fica repleta de outras pessoas. Esse é um fenômeno que a gente estava vivendo”, diz.

O combate ao overturism e a promoção do turismo sustentável são temas recorrentes em campanhas de conscientização direcionadas ao viajante. Ruiz aponta a campanha Travel, Enjoy, Respect (“Viaje, Aproveite, Respeite”), planejada pela UNWTO. “O projeto começou no final de 2017 e foi levado até 2019, com o intuito de repensar a nova forma de viajar, os nossos hábitos e o nosso consumo”, afirma a profissional. 

LEIA TAMBÉM: Os novos movimentos – terceira parte da matéria principal da edição #239 

*Matéria originalmente publicada na edição #239 da revista TOPVIEW. 

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