ESTILO

O turismo do futuro é supertech

A pandemia já transformou a forma como pensamos o turismo e tudo indica que as mudanças vieram para ficar

É difícil encontrar um setor mais profundamente impactado pela Covid-19 quanto o de viagens e turismo. Tudo parou bruscamente e, desde o ano passado, os líderes e veteranos estão quebrando a cabeça para avançar em um mundo de incertezas. Durante muito tempo, foi complicado ver uma saída, mas o uso da tecnologia reacendeu a esperança. De acordo com o professor de Turismo da Universidade Federal do Paraná Carlos Eduardo Silveira, o momento histórico revolucionou o setor: “A pandemia acelerou muitos projetos que pretendiam ser lançados até o final da década”, enfatiza. “Com  certeza, muitas coisas que consideramos ‘normais’ nas viagens serão readequadas.”

AR PURO PARA RESPIRAR

Em Portugal, painéis digitais foram instalados nos acessos à areia para impedir a lotação nas praias (Foto: divulgação)

No turismo, o estresse do confinamento e do uso das máscaras será transformado em uma necessidade de respirar melhor. Silveira aponta que a pandemia estimulou a procura por lugares não massificados: “Pode-se criar no turismo uma oportunidade para opções não valorizadas. As viagens ao ar livre são uma das grandes esperanças para o setor”, promete.

SEM CONTATO, POR FAVOR!

Na Itália, um sensor eletrônico emite um som caso a distância de um metro entre duas pessoas for ultrapassada. (Foto: Getty Images)

O futuro das viagens, sem dúvida, está garantido com um desejo de viajar que só tende a crescer. Porém, a sensação de risco da pandemia forçou o turismo a acelerar os investimentos em tecnologias sem contato. Entre as tendências, estão a automatização dos embarques e a robotização da hospitalidade e dos cuidados sanitários.

A VIAGEM DE NEGÓCIOS AINDA VALE A PENA?

O programa de realidade virtual, MeetinVR, oferece avatares virtuais para reuniões em empresas. (Foto: divulgação)

No turismo mundial, as viagens corporativas representavam cerca de 70% das vendas – é o que revela uma pesquisa da Airlines. Porém, com o avanço da tecnologia, as empresas enxergaram uma nova oportunidade para reunir mais colaboradores de uma vez só. “O tamanho da economia com o virtual nas empresas, faz com que elas não voltem mais para o sistema antigo.”

*Vitrine originalmente publicada na edição #250 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário