ESTILO

O que fazer na Croácia: conheça os passeios, hotéis de luxo e gastronomia gourmet

O país do oriente europeu foi pano de fundo para as gravações da estrelada série Game of Thrones

Para desbravar as belezas da Croácia, presentes nas mais de mil ilhas, 8 parques nacionais e 10 Patrimônios Mundiais da UNESCO, quando a pandemia passar, não será necessário mais que um bom planejamento e o amor pelo turismo. Isso porque o brasileiro pode entrar no país sem visto e ficar até 90 dias somente com o passaporte comum.

Por falar em turismo, que representa 14% do PIB nacional croata, o país europeu passou a receber ainda mais viajantes após a cidade de Dubrovnik, no extremo sul da Dalmácia, se tornar um dos destinos turísticos mais concorridos da Croácia —  e o seriado Game of Thrones tem uma grande participação aí, hein?  A cenografia de “Porto Real”, foi gravada na charmosa cidade medieval, repleta de muralhas históricas e belezas arquitetônicas.  

A cenografia da cidade medieval em Porto Real para Game of Thrones (Foto: divulgação)
Dubrovnik (Foto: divulgação)

Para se apaixonar ainda mais pelo país, separamos um guia para visitar, se hospedar e comer na Croácia. Confira!

Hotéis luxuosos 

Falkensteiner Hotel & Spa Iadera

(Foto: reprodução | Falkensteiner Hotel)

Localizado no resort da península privativa de Punta Skala, o hotel oferece serviço de primeira classe aos hóspedes e famílias que desejam uma estadia com o melhor do spa, da culinária alpina-adriática e do mundo aquático. Com programas infantis e diversas instalações esportivas, há motivos de sobra para relaxar e aproveitar a hospedagem. 

Esplanade Zagreb Hotel

(Foto: divulgação)

A verdadeira essência do luxo encontra-se no histórico Esplanade Zagreb Hotel, um dos edifícios mais famosos e elegantes de Zagreb, a capital da Croácia. Construído em 1925 e reaberto em 2004 após uma super repaginada, o hotel é conhecido pelo seu serviço altamente personalizado e impecável, sendo o centro da vida social de Zagreb.

Amadria Park Hotel Milenij

(Foto: divulgação)

Situado em uma villa histórica da era dos Habsburgos, o Hotel Milenij oferece luxo e o terraço mais popular de Opatija, com vista para a Baía de Kvarner. No spa, um menu completo para tratamentos relaxantes, sauna finlandesa, banho turco e piscinas. A gastronomia fica por conta do requintado Restaurante Argonauti, com pratos gourmet regionais. 

Passeios

Parque Nacional dos Lagos Plitvice

(Foto: divulgação)

É o maior e mais visitado dos parques nacionais da Croácia, com uma área de 300 km². São diversas cachoeiras e lagos com belíssimo tons de azul, sem contar a grandiosa fauna e flora local. O parque fica aberto durante todo o ano e tem horários diferenciados durante cada estação. Devido à pandemia, vale consultar o funcionamento antes de se aventurar. 

Dubrovnik 

(Foto: divulgação)

Já citada anteriormente, Dubrovnik é a cidade queridinha dos turistas, imperdível no seu roteiro pela Croácia! Além do passeio pelas muralhas encantadoras e cheias de histórias, as praias e ilhas arredores são opções para quem ama os dias ensolarados.

Hvar Town 

(Foto: divulgação)

A cidade mais conhecida e badalada da ilha de Hvar fica próxima à Split, a segunda maior cidade da Croácia. Com diversos iates luxuosos aportados, o local também acaba sendo um ponto estratégico para passeios em ilhas próximas. Entre as atrações de Hvar, a Fortaleza Espanhola, construída no século XVI, permite observar o pôr do sol do alto das colinas, uma vista jamais esquecida. Para quem prefere uma praia mais exclusiva e bem menos frequentada, a Mekićevica beach é o lugar ideal. 

Tour gourmet

Zinfandel’s restaurant

(Foto: divulgação)

Considerado um dos melhores restaurantes de Zagreb, o restaurante fica dentro do Esplanade Zagreb Hotel e é liderado pela premiada Chef Ana Grgic. Comida mediterrânea moderna está presente no cardápio luxuoso, que pode ser saboreado ao ar livre. 

Nautika restaurant 

(Foto: reprodução | Nautika)

Localizado na beira do mar em Pile, ao lado de Dubrovnik, o restaurante é comandado pelo chef Mario Bunda e apresenta lagostas e iguarias Ádriáticas em seu cardápio. Os clientes podem esperar por um vista incrível dos terraços exclusivos: o Nautika é o sexto restaurante mais romântico do mundo, segundo a revista Condé Nast Traveler. 

Pelegrini

(Foto: reprodução | Pelegrini)

O restaurante do chef Rudolf Štefan acumula diversas premiações e reconhecimentos gastronômicos, entre eles, o principal: o Guia Michelin. Muito mais do que culinária local, o Pelegrini, localizado em Šibenik, é conhecido por sua filosofia com preparação criativa e inovadora de ingredientes tradicionais da Dalmácia. 

Deixe um comentário