O que comer na Ilha da Madeira
A portuguesa Ilha da Madeira reserva muito mais do que cenários paradisíacos. O conjunto de ilhas oferece visuais repletos de montanhas, vales e penhascos cobertos pela vegetação Laurissilva, considerada Patrimônio Natural da Humanidade segundo a Unesco, o lugar ainda conta com uma gastronomia de dar água na boca.
Veja também: 6 cidades para conhecer a arte urbana em Portugal
Conhecida por seus pratos típicos, o Arquipélago da Madeira conta com opções que levam frutos do mar e complementos frescos encontrados na região vulcânica das ilhas. Conheça os principais pratos que são uma verdadeira experiência gastronômica e que você não pode deixar de provar.
7 pratos típicos da Ilha da Madeira
Filete de espada
O peixe-espada é um dos pratos principais. Pouco consumido em outros lugares, o peixe pode ser acompanhado de banana ou molho de maracujá e batatas cozidas. As ovas do animal também podem ser cozidas ou fritas e servidas com molho vinagrete.
Bife de atum
Sim, bife! Nas ilhas, o peixe é marinado no “molho de vilão”, feito com vinagre, azeite, alho, orégano e pimenta e é servido com cubos de milhos fritos.
Espetada
Prato especial para dias de festa, o churrasco madeirense deve ser provado! Macia e suculenta, a carne é cortada em cubos e cozida em brasa junto com galhos de loureiro.
Bolo de mel
Alô, formigas! O doce tradicional leva mel de cana, cidra e nozes em sua receita. Especial para festas natalinas, o bolo é preparado no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.
Pudim de maracujá
Com sabores conhecidos do paladar brasileiro, a sobremesa madeirense é feita com o maracujá roxo. Sua polpa é misturada com gelatina, leite condensado e natas.
Lapas à moda da Madeira
Você deve estar se perguntando o que são lapas, certo? A iguaria é um molusco muito apreciado na Madeira. Encontrados em rochedos, o prato é servido como entrada ou petisco. As lapas são grelhadas na própria concha, temperadas e servidas ainda quente.
Bolo do Caco
Não é um bolo, mas, sim, um pão. Redondo e achatado, a iguaria é cozido sobre uma pedra chamada caco. Assim, forma uma massa crocante por fora, sem perder a maciez do seu interior. Quente, ele é servido com manteiga de alho e salsa.