ESTILO

O carro da Apple

Com forte planejamento desde 2014, a gigante de Cupertino deve apresentar um modelo elétrico e autônomo

Os rumores ficam mais fortes a cada semana. As movimentações entre as empresas também. Tudo indica que a Apple deverá, em um futuro próximo, apresentar um carro com tecnologia e design assinados pela marca. Trata-se de um movimento há muito esperado e que, segundo analistas, está sendo gestado desde 2014 pela empresa. O Apple Car possivelmente será elétrico e autônomo, em linha com duas grandes tendências da indústria automotiva.

Várias companhias com DNA tecnológico têm trabalhado ao longo dos últimos anos em projetos de carros elétricos e autônomos. Gigantes como o Google e o chinês Alibaba, aliás, disputam a corrida pelo melhor desempenho de seus veículos autônomos desenvolvidos por subsidiárias – e já em testes na Califórnia, nos Estados Unidos.

A chegada de gigantes do mundo digital acendeu o sinal de alerta na indústria automotiva, que se esforça para mostrar que a tecnologia de ponta não está apenas na motorização dos veículos, mas também na experiência do motorista e dos passageiros, que agora têm à disposição sensores e muita conectividade.

Ainda muito desencontradas, as informações e os rumores sobre o carro da empresa de Cupertino apontam para uma jogada importante da Apple. A eletrificação é a demanda do momento, em especial na Europa, onde as leis já determinam o fim próximo dos carros a combustão. De mesmo modo, a automação ganhará cada vez mais espaço à medida que o 5G avança pelo mundo, permitindo o tráfego de dados em altíssima velocidade com resposta em tempo real para os comandos de controle.

(Foto: divulgação | Apple)

Diante dessa perspectiva, a Apple fica em posição de destaque, fazendo frente a outro player temido pela indústria automotiva: a Tesla. Nessa briga de gigantes, pouco importará o design (embora já tenhamos ideia do que esperar da Apple) e outros aspectos acessórios do carro. Fiquemos atentos à eficiência das baterias desses carros elétricos e ao desempenho da inteligência artificial que guia os veículos autônomos.

*Coluna originalmente publicada na edição #247 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário