O alimento será a fonte de mudança do futuro, avalia Chef Manu Buffara - TOPVIEW

O alimento será a fonte de mudança do futuro, avalia Chef Manu Buffara

À frente do Restaurante Manu, considerado o 42º melhor da América Latina, ela aposta no contato direto com produtores locais

Compartilhe

Orgulho das raízes, da terra, da família e da cultura, estas são as principais filosofias do Restaurante Manu, comandado pela chef paranaense Manu Buffara. Foi por estas filosofias e, claro, pela comida, que o restaurante, em funcionamento desde 2011, recebeu, em 2019, o 42º lugar na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina.

Desde o início, Manu tinha a intenção de tornar seu restaurante um agente transformador. “Meu papel não é apenas servir um menu degustação, eu quero oferecer experiência, informação”, explica. Para isso, a chef aposta no contato direto com os produtores locais de Curitiba, não só para a busca e compra de produtos para desenvolver seus pratos, mas para dividir experiências e conhecimentos.

É essa relação com a cidade e a população de Curitiba que inspiram a chef. Para desenvolver o menu, Manu pensa, antes de tudo, nos produtos. São eles que indicam o caminho que os pratos devem seguir. “O cozinheiro pensa no menu, no seu prato, na forma de criá-lo, para depois pensar nos produtos que precisa. Eu entendo que o movimento tem de ser inverso, devemos trabalhar junto da natureza, não devemos domá-la, ou conquistá-la. O que a natureza e a cidade me dão é o que eu quero levar para as pessoas”, reforça.

Plantar a própria comida é como imprimir o próprio dinheiro”, com essa frase de Ron Finley, Manu descreve seu entendimento sobre a relação direta com a produção e colheita. E para isso, não é preciso grandes hortas e espaços. Na sacada do apartamento, no jardim, em pequenos vasos na cozinha, já se pode cultivar frutas, verduras e temperos para consumo no dia a dia, pequenos hábitos que, segundo a chef, já são transformadores.

Sobre o futuro da alimentação, Manu é categórica em dizer que ele depende da sociedade, do papel transformador de cada um. Para a chef, “o alimento será a fonte de mudança do futuro”. Manu Buffara vai compartilhar sua trajetória, os benefícios da hiperlocalidade e do uso de uma agricultura próxima das pessoas no Open Food Innovation Summit, maior evento da América Latina sobre inovação e tecnologia em toda a cadeia de alimentos.

In this article

Join the Conversation