ESTILO

Novo Porsche 911 Sport Classic é um Turbo S

Série limitada a 1.250 unidades homenageia o passado nos mínimos detalhes e será vendida no Brasil

Calma, essa não é uma série especial de adesivos, com alguns cavalos a mais e equipada com itens de série que seriam opcionais. O novo Porsche 911 Sport Classic é uma série realmente especial e limitada.

Na verdade, é bem provável que os colecionadores disputem a tapas as 1.250 unidades criadas para homenagear e reinterpretar elementos clássicos das primeiras gerações do esportivo, da forração dos bancos ao câmbio manual. Pelo menos foi o que aconteceu na última edição desta série, lançada em 2009.

Desta vez o projeto nasceu de uma parceria entre o Porsche Exclusive Manufaktur, divisão de projetos feitos sob encomenda da marca alemã, e o departamento de design da fabricante.

A própria base é especial. Os 911 Sport Classic usam a mesma carroceria dos 911 Turbo e Turbo S. Ela é mais larga e tem partes como teto e capô de fibra de carbono. Na traseira, o aerofólio fixo do tipo Ducktail (que remete ao 911 RS 2.7 de 1972) também funciona como tomada de ar para o motor. 

Por sinal, o motor é o mesmo seis cilindros boxer 3.7 twin-turbo (TGV), mas em configuração exclusiva. Além de ter 550 cv, ou 30 cv a menos que o 911 Turbo, seu câmbio é o manual de sete marchas. É uma configuração única na Porsche que lhe garante o título de carro manual mais potente da marca na atualidade.

Para deixar tudo ainda mais legal, a tração traseira foi preservada, o escape é exclusivo para esta versão e a Porsche retirou parte do isolamento acústico para que o som ecoe livremente pela cabine. Quem comprar não vai reclamar disso, muito pelo contrário.

Ainda na parte técnica, o Sport Classic tem calibração específica para a suspensão (baseada nos Turbo e GTS), 1 cm mais baixa, e também para o sistema de suspensão ativa. Também há calibração específica para a suspensão (baseada nos Turbo e GTS), 1 cm mais baixa, e também para o sistema de suspensão ativa. Também há calibração específica para o comportamento do eixo traseiro direcional, da direção e o câmbio teve relações encurtadas. O sistema de freios, porém, é o mesmo do 911 Turbo.

Especial aos olhos

Fãs de Porsche são capazes de pegar as referências com facilidade. As rodas Fuchs foram vistas primeiro no 911S, em 1967, mas hoje têm 20″ na dianteira e 21″ na traseira. Logotipos remetem ao design usado em 1963 enquanto a cor Sport Grey Metallic é uma releitura do Fashion Grey do Porsche 356, que já havia sido recriada pelo 911 Sport Classic de 13 anos atrás. O processo de pintura é todo manual.

Os logotipos não são apenas dourados, são folheados a ouro e cabe ao comprador escolher entre ter espaços em branco na carroceria para colocar números (entre 0 e 99) ou ter um visual limpo.

Na cabine, destaque para o painel forrado em couro preto e marrom, remetendo aos primeiros Porsche 911, e para os apliques em madeira Paldao. Os bancos têm couro Semi-Aniline e o tecido Pepita aparece na parte central e nas portas.

Tanto o conta-giros quanto o relógio montado no painel, que faz parte do pacote Sport Chrono padrão, tem agulhas na cor branca em contraste com os numerais e detalhes na cor verde, enquanto o logotipo da Porsche aparece nos apoios de cabeça e na tampa do console central. Há também soleira de porta com o nome da versão e um emblema no painel identificando a unidade.

O Porsche 911 Sport Classic será vendido no Brasil, mas o preço e o número de unidades não foi divulgado.


(Via: Quatro Rodas)

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