ESTILO

Natal: aprenda a harmonizar Cavas com cada tipo de panetone

Apreciar deliciosos panetones pode ficar ainda melhor quando acompanhados de bebidas que combinam sabores perfeitamente. Pensando nisso, a sommelier Clara Mei listou os Cavas da Freixenet, marca líder no mundo na produção de vinhos espumantes espanhóis, para tornar este fim de ano ainda mais especial

Sob a aura de celebrações, uma das expectativas do fim do ano gira em torno da gastronomia e dos brindes, então por que não unir ambos? Pensando em formas de elevar a experiência de consumo da sobremesa mais tradicional do Natal, a Sommelier Clara Mei selecionou os Cavas da Freixenet, marca líder no mundo na produção de vinhos espumantes espanhóis com 150 anos de história, e dá dicas para acertar na harmonização e equilíbrio de sabores dos diferentes tipos de panetones.

(Foto: divulgação)

O Cava, diferentemente do espumante, é produzido seguindo o método de produção tradicional (champenoise) igual aos champanhes. Em adição, outra característica que distingue as bebidas é que o Cava tem a Denominação de Origem (D.O. Cava), sendo produzido em algumas regiões da Espanha com uvas típicas delas, como Macabeo, Xarel·lo e Parellada.

“Normalmente não se pensa em harmonização de panetones e este detalhe já deixa tudo mais interessante. Os Cavas são refrescantes e proporcionam combinações surpreendentes quando em conjunto com os panetones. Além disso, ainda são perfeitos para esta época mais quente de fim de ano, trazendo o frescor em um brinde elegante”, explica a Sommelier parceira da Henkell Freixenet.

Panetones Doces

A cada ano surgem novos panetones doces e a melhor opção é combinar com rótulos Demi Sec, como os da linha Freixenet Ice e o Carta Nevada, trazendo refrescância ao paladar balanceando o açúcar do panetone.

Panetones Salgados

Enquanto isso, para apreciar os panetones salgados, a sugestão é harmonizar com Cavas Brut e Nature. O Cordón Negro e o Freixenet Vintage são excelentes por trazerem acidez equilibrada e notas cítricas. O último ainda se destaca por agradar consumidores que preferem Cavas sem dosagem de açúcar, enaltecendo ainda mais o sabor salgado do acompanhamento.

Panetones sem recheio

Os tradicionais panetones sem recheio costumam estar sempre presentes. A harmonização perfeita fica por conta de rótulos mais versáteis como o Cordón Rosado, que apresenta suaves aromas florais e de frutas vermelhas além de paladar leve e fresco, e o Elyssia Pinot Noir, que equilibra os sabores com sua acidez refrescante.

Os rótulos estão disponíveis em supermercados, empórios especializados e também no e-commerce oficial da marca.

Deixe um comentário