Nadando em um mar de rosas
“Eu gostava de sair para colher flores quando eu era pequena. Era minha brincadeira preferida”, conta Manu Daher. Aos 19 anos, a paixão de criança se tornou profissão em Paris – durante o ano em que morou na cidade-luz, a paranaense de Morretes trabalhou em floriculturas.
Quando voltou para o Brasil, Manu abriu uma loja com a mãe: “nós duas fizemos uma belíssima parceria, porque ela tem um bom gosto extraordinário, uma veia artística muito forte e um olhar supersensível. Me ensinou muita, muita coisa”, afirma a empresária.
A parceria foi um sucesso desde o início e a dupla não precisou abrir mão da personalidade e da identidade para se destacar no mercado de flores curitibano. “Nós desbravamos um caminho e formamos uma plateia abrindo um pouco o olhar para novos e mais ousados horizontes”, diz Manu.
No início da trajetória da florista em Curitiba, o que ela e a mãe mais faziam eram eventos. “Nós tínhamos uma casa lá no bairro São Francisco, que era linda e na qual a gente recebia as pessoas. Em cima, ficava nossa sala de reunião e, embaixo, a gente tinha uma equipe enorme. Já cheguei a ter uma equipe de 15 pessoas trabalhando constantemente, porque eram muitos eventos”, conta.
As flores tomaram conta da vida de Manu, mas não a impediram de viver: “Junto com isso, eu tive todo o resto da minha vida. Tive meu filho, tive meu casamento, fui amadurecendo. Foi o período em que eu fiquei adulta. Tudo aconteceu ao mesmo tempo na minha vida profissional e pessoal. Foi muito empolgante e gostoso.”
Hoje em dia, o Manu Daher Ateliê faz eventos pequenos, instalações artísticas e arranjos especiais, personalizados e únicos, contando com apenas uma funcionária: a Manu.
As flores
Buscando trazer uma visão artística para cada um de seus arranjos e uni-la com sua personalidade, a florista não deixa de enxergar a beleza natural das flores: Acho que as flores são preciosidades, joias, oferendas da natureza pra gente. As pessoas compram conscientemente flores porque já sabem que elas emocionam e representam afeto. Mas, antes disso, a flor está como benção natural.”
O futuro
Os próximos passos da florista estão na área educacional – e a ideia é passar para frente sua técnica pessoal,por meio de cursos online e presenciais, que estão sendo organizados com calma e atenção.
O futuro, ainda assim, segue personalizado: “Agora, além de eu ter esse caminho com o objetivo educacional da minha empresa, também tenho e sempre continuarei tendo olhos bem apaixonados por esse lado artístico”, finaliza Manu.
MANU DAHER FLORES
Tel.: (41) 9 9174-2414
Email: manudaher@terra.com.br
@manudaherlojadeflores
*Conteúdo originalmente publicado na edição #252 da revista TOPVIEW.
TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente.