ESTILO

Museu Oscar Niemeyer lança o programa MON na Escola

A primeira edição do MON na Escola será uma videoconferência com o curador Luiz Gustavo Carvalho

O Museu Oscar Niemeyer (MON) lança o programa MON na Escola, criado para atender professores do ensino público e privado, alunos de Licenciatura e outros profissionais da área de mediação cultural. A atividade é uma versão reformulada e virtual do tradicional MON para Educadores. Os encontros serão mensais e gratuitos.

A primeira edição do MON na Escola será uma videoconferência com o curador Luiz Gustavo Carvalho, na quarta-feira, dia 7 de julho, às 19h, pela plataforma Zoom. O evento online estará acessível também em Libras.

Conteúdo

Luiz Gustavo Carvalho é curador da exposição “A Travessia do Desastre“, do artista François Andes, em cartaz atualmente no MON. Ele irá abordar a troca cultural entre países e povos.

Apresentada pela primeira vez no Brasil, a exposição é um instigante conjunto de obras – desenhos, intervenções in situ, esculturas, figurinos e máscaras – que leva o público a um intercâmbio entre a cultura de países asiáticos e do Brasil.

A mostra foi concebida durante períodos de residência artística de François Andes e do curador, realizada no Brasil, Vietnã, Camboja e Coreia do Sul, entre 2016 e 2019.

Para a exposição, François Andes criou obras inspiradas pela coleção de arte asiática do MON. Entre elas: “A Tempestade”, baseada em porcelanas chinesas; “Três Estudos para Motivos Têxteis”, realizada a partir de leques japoneses, e “O Destecer do Arco-íris”, com referência à Deusa-Mãe de origem indiana.

Deixe um comentário