Museu Oscar Niemeyer apresenta nova edição virtual do programa Artistas do Acervo
Um dos mais tradicionais programas do Museu Oscar Niemeyer (MON), Artistas do Acervo, realizará nova edição virtual neste domingo, dia 18/10. O diálogo será entre o professor e curador Paulo Reis e os designers Carol Armellini e Paulo Biacchi, com o tema “Conforto em Confronto”. Haverá transmissão ao vivo no canal do MON no YouTube, a partir das 16h.
A essência do programa é oferecer um espaço de diálogo entre o público e os artistas, o que permite abordar e discutir o conteúdo do acervo com curadores e professores.
Neste mês, a obra em destaque é o “Banco R540”. A obra foi uma das selecionadas para a exposição do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (2009) e integra o acervo do MON.
A peça remete às cadeiras da década de 1960, pois utiliza o mesmo material em sua estrutura: cordão de PVC, também chamado de espaguete plástico, e metal. O “Banco R540” tem a assinatura do Estúdio Fetiche Design, criado em 2008 pelos designers Carol Armellini e Paulo Biacchi, homenageados nesta edição do Artistas do Acervo.
Outra criação da dupla de designers é a Poltrona MON, que integra o mobiliário do MON Café. Seu desenho remete à silhueta do prédio do Olho, projetado por Oscar Niemeyer. A peça foi desenvolvida em madeira Tauari e palhinha natural para o encosto.
O mediador do diálogo com os designers será o professor Paulo Reis, pesquisador nas áreas de curadoria, performance, ações artísticas no espaço urbano e crítica de arte.
As edições virtuais do programa Artistas do Acervo são mensais. A próxima, em novembro, terá a participação da artista e professora Fernanda Magalhães.