ESTILO

Museu de Arte Sacra de SP inicia parceria com a Índia

Centro Cultural Swami Vivekananda e o Consulado Geral da Índia em São Paulo promovem ação online em conjunto com o MAS/SP

O Museu de Arte Sacra de São Paulo vem desenvolvendo projetos multiculturais relacionados ao imaginário e a arte do sagrado de várias partes do mundo. A parceria com o Centro Cultural Swami Vivekananda e com o Consulado Geral da Índia em São Paulo propiciou que seja apresentado o filme “Espetacular Índia”, dirigido por Benoy K. Behl, que faz um passeio por alguns dos Monastérios de Richen Zangpo, templos localizados em Ladak, Kinnaur, Lahaul-Spite, Nyarma e Leh, todos ornamentados por pinturas e esculturas de mestres medievais da região de Caxemira, verdadeiras joias da humanidade.

O curta-documental poderá ser acessado pelo público em geral, gratuitamente, a partir do dia 12 de Setembro, sábado, às 15h, por meio do site do museu e também do canal do YouTube da instituição. Essa ação integra os eventos comemorativos dos 50 anos do MAS, completados em 29 de Junho de 2020.

Sinopse – Espetacular Índia

Nas regiões mais frias e desertas do Himalaia, partindo do desfiladeiro de Zozila – a mais de onze mil metros de altitude – o Budismo se expandiu propagado pelo Guru Padmasambhava no século VIII. A história do budismo na região é um grande épico mundial que remonta desde a perseguição sofrida no século IX no Tibete até a restauração promovida por Rinchen Zangpo, que traduziu as escrituras sagradas do sânscrito para o idioma tibetano e foi também responsável pela construção de inúmeros monastérios de beleza exuberante. Alguns deles ainda resistem bravamente ao tempo, desde o século X.

A arte transmite uma sensação de leveza e contentamento que carrega o ruído do mundo material para longe. As pinturas, esculturas e portais desses monastérios elevavam a alma a uma dimensão permeada pela alegria do divino. As deidades – espécie de fonte do sagrado – materializadas pela arte nos apresentam um contexto novo; o da arte medieval Indiana.

Deixe um comentário