ESTILO

Museu da Casa Brasileira e FAUUSP promovem o Desafio Internacional Design for Emergency Semeando Ideias

Propostas poderão ser inscritas entre 15 de junho e 15 de julho de 2020

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, se une à FAUUSP para o desenvolvimento da última etapa brasileira da campanha mundial Design for Emergency, intitulada Desafio Internacional Semeando Ideias. Inscrição de projetos serão aceitos entre 15 de junho e 15 de julho de 2020.

O que nos aproxima e nos afasta neste contexto atual mundial? Quais são as situações locais que também são globais nesta travessia? Considerando estas e outras questões, Design for Emergency congrega o levantamento de iniciativas simultâneas, em diversos países, que visam refletir sobre como o design pode ajudar a enfrentar a emergência do COVID-19. O projeto foi lançado pelo Center for Design da Northeastern University, localizado em Boston, sob liderança dos professores Sara Colombo e Paolo Ciucarelli. A versão brasileira é coordenada por Denise Dantas, líder do Grupo de Pesquisa Design em Ação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e conta com o Museu da Casa Brasileira em sua etapa final – Desafio Internacional Semeando Ideias.

O concurso tem como objetivo engajar designers para proporem soluções compartilhadas em plataforma aberta, que podem ser implementadas por empreendedores locais em qualquer país, sob licença Creative Commons. As propostas podem endereçar problemas, necessidades e emoções das pessoas vivendo em isolamento e seguindo medidas de distanciamento social. À medida que a situação da pandemia se transforma, também serão bem-vindos produtos ou serviços voltados aos novos problemas que emergem no “novo normal“. 

Versão Brasileira

A primeira etapa brasileira submeteu um questionário no site Design for Emergency entre 15 de abril e 29 de maio. Ao todo, mais de 2.000 pessoas de todas as regiões do Brasil participaram da pesquisa, relatando suas experiências durante o período de isolamento e distanciamento social imposto pelo Coronavírus. Os resultados têm como objetivo entender medos, problemas e esperanças, além de explorar como os hábitos estão se transformando neste momento. Estes dados podem ser visualizados através de infográficos e se tornam informações úteis para o desenvolvimento de novas soluções de design que atendam a essas necessidades. Resultados internacionais do projeto também estão disponíveis.
 
Mesmo se tratando de um desafio global, a versão brasileira do Semeando Ideias incentiva trabalhos que considerem as especificidades de países em desenvolvimento, cujas situações de vulnerabilidades mais diversas possam ser minimizadas através de soluções de design de impacto social. Semeando Ideias está em busca de contribuições que considerem um alcance social abrangente, que atendam não somente pessoas que já consomem design em seu cotidiano. A crença de que há muita similaridade nas situações locais em outros países em desenvolvimento, tanto na América Latina quanto ao redor do mundo, movimenta a ideia de que o compartilhamento de propostas de cunho social seguramente poderá ser replicado em diversas realidades.
 
Semeando Ideias acredita em um design democrático, acessível, sustentável, voltado para a cidadania e melhora na qualidade de vida da população. “O Museu da Casa Brasileira, neste contexto e momento delicado em que estamos inseridos, acredita no design como ferramenta importante para a reflexão e a proposição de ideias. Neste ano, em que não teremos o 34º Prêmio Design, valorizamos o campo trabalhando em conjunto com o grupo de pesquisa da FAUUSP, convidando profissionais e estudantes a participar do desafio e a movimentar propostas em consonância com a realidade global atual”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do MCB.
 

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