ESTILO

Móveis de garimpo: ‘Um toque rústico nos ambientes modernos’

O nosso lar é praticamente uma segunda pele, afinal, é nesse ambiente em que vivemos grande parte da nossa vida e que compartilharmos com familiares e amigos um pouco de nós

Muito mais do que um ambiente moderno e funcional, nossa casa deve mostrar quem somos por meio de uma decoração que seja a nossa ‘cara’, sendo feita com muito carinho e atenção aos detalhes.

(Foto: divulgação)

De acordo com Adele Fazioli, sócia proprietária do Arco da Velha Ateliê, não há limites para a criação de móveis e objetos de decoração: “Mobiliar uma casa ou apartamento por vezes, pode parecer uma tarefa difícil, por isso, é importante ser criativo na hora de montar espaços com personalidade e que transmitam aquilo que você realmente é”.

Uma opção que pode transformar seus ambientes em únicos é a utilização de móveis de garimpo, além do estilo, ainda há a questão de sustentabilidade atrelada nessa opção de reaproveitamento das peças, afinal, com eles se evita o consumo desenfreado e o descarte inconsequente de materiais de qualidade.

(Foto: divulgação)

Muitas vezes nem é preciso grandes buscas, tendo em vista que esses itens podem vir da própria família, através de objetos herdados das avós por exemplo. O mais importante é montar uma decoração em que eles possam ser protagonistas no ambiente, trazendo não só uma atmosfera vintage e charmosa, mas também de afeto.

No entanto, a sócia do Arco da Velha Ateliê ressalta, “diferentemente de uma peça nova, um artigo com alguns anos de vida muitas vezes requer uma releitura, como a mudança de cor ou um novo estofamento, por exemplo. O mais importante é respeitar a idade do móvel para que ele não perca a sua identidade e também observar bem o que já existe a sua volta para fazer a transformação que se espera no ambiente. Com técnicas de restauração, é possível deixar o móvel renovado, mantendo a beleza e as características originais“.

A especialista ressalta também que nem sempre é necessário grandes mudanças no móvel, afinal, muitas vezes o charme está em deixá-lo o mais próximo possível de como ele foi criado.

Para quem ainda não utiliza nada neste contexto na decoração de casa e está com medo de arriscar, Adele tem uma dica: “Equilíbrio á a chave de tudo! É preciso manter a harmonia na mistura de peças novas e antigas para que realmente tragam uma identidade única ao local”.

A proposta da utilização dos móveis de garimpo, não é apenas trazer um toque rústico aos ambientes modernos, mas também, apresentar questões de consumo consciente e reaproveitamento, além de é claro, fazer com que uma decoração com afeto e intenção agregue em cada elemento utilizado sentimentos que aumentem a sensação de conforto, pertencimento e reconexão ao seu lar.

(Foto: divulgação)

Peças que muitas vezes podem estar esquecidas, sabendo ser utilizadas, ganham uma nova vida.

Deixe um comentário