ESTILO

Montblanc lança coleção em homenagem aos Irmãos Grimm

Uma nova coleção presta homenagem à tradição de contar histórias e à magia do conto de fadas capturada pelos Irmãos Grimm e desfrutada por gerações

Com suas origens na cultura da escrita, Montblanc defende o poder transformador da literatura e celebra a criatividade e a arte dos escritores. Uma coleção em particular – Montblanc Writers Edition – presta uma homenagem especial aos escritores que deixaram uma marca significativa na cultura. A mais recente Montblanc Writers Editions homenageia Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) Grimm, conhecidos como os Irmãos Grimm.

Os acadêmicos alemães, filólogos, lexicógrafos e escritores coletaram e publicaram folclore durante o século XIX. Eles popularizaram contos orais tradicionais como Cinderela, O Príncipe Sapo, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve. Sua coleção clássica, Children’s and Household Tales (Kinder- und Hausmärchen), foi publicada em dois volumes – o primeiro em 1812 e o segundo em 1815.

Inspirada em sua coleção de contos de fadas e pesquisas linguísticas, a coleção Montblanc Writers Editions – Homenagem aos Irmãos Grimm explora vários contos de fadas, mas também faz referências ao seu magnum opus – o Dicionário Alemão – a primeira tentativa de consolidar todas as palavras alemãs existentes em um dicionário abrangente.

Cada edição tem a forma de uma vara de madeira como uma referência à tradição de contadores de histórias que viajavam de aldeia em aldeia. A paixão dos Irmãos Grimm pela linguagem e pela pesquisa em “raízes” linguísticas é refletida na forma incomum do clipe – ao olhar frontalmente, ele parece uma raiz retorcida, mas quando virado para o lado, revela o perfil facial dos Irmãos Grimm. O anel do cone em cada instrumento de escrita é gravado com as famosas palavras ES WAR EINMAL… ou “Era uma vez”.

Cada pena é gravada com chamas simbólicas das fogueiras em torno dos quais as crianças se sentavam para ouvir os contos de fadas, e um elemento central em muitos desses contos. Cada edição apresenta o título de sua primeira publicação “Kinder- und Hausmärchen” no cone, bem como seu número no livro.

(Foto: divulgação)

Edição Limitada Homenagem aos Irmãos Grimm

A edição presta homenagem ao amado conto popular de uma jovem chamada Rapunzel, que é aprisionada por sua mãe em uma torre alta e finalmente resgatada por um príncipe quando ela solta seu cabelo para que o príncipe possa subir. A resina preta na tampa e no corpo desta edição é decorada com um padrão ondulado, simbolizando o cabelo de Rapunzel.

O clipe revestido de platina e os encaixes contrastam com a aparência sinistra da tampa e do corpo, que lembra o caminhar no fundo na floresta. Assemelhando-se à forma de um fuso, já que muitas histórias eram tradicionalmente contadas por mulheres em salas giratórias, o cone revestido de rutênio é gravado com o título da coleção de contos de fadas Grimm (Kinder- und Hausmärchen), o número ’12’ para o conto de fadas Rapunzel e o ano de publicação, 1812, enquanto o topo apresenta a letra “R”, remetendo ao conto de fadas “Rapunzel”.

O círculo em torno do clipe é decorado com “GÖTTINGER SIEBEN”, um grupo de sete professores liberais de Göttingen dos quais os Irmãos faziam parte, bem como os anos em que o Dicionário Alemão foi escrito. A Edição Limitada Homenagem aos Irmãos Grimm está disponível como caneta-tinteiro, rollerball, esferográfica e lapiseira (apenas como parte de um conjunto).

(Foto: divulgação)

Homenagem aos Irmãos Grimm Edição Limitada 1812

A Bela Adormecida conta a história de uma jovem princesa que é levada à uma armadilha e adormece por muito tempo antes de um príncipe a acordar com um beijo. Durante seu sono sem sonhos, o castelo é abandonado e é coberto de rosas, espinhos e folhas.

Feita de metal com um revestimento de rutênio, a tampa e o corpo da Edição Limitada 1812 são aprimorados com uma sobreposição revestida de ouro amarelo com um visual vintage. O design é inspirado no interesse do Grimm pela natureza e pela folhagem que cresce através do castelo.

O cone está gravado com o título da coleção contos de fadas de Grimm (Kinder- und Hausmärchen), o número ’50’ para o conto de fadas A Bela Adormecida e o ano de publicação, 1812. A letra “D” no topo representa o título alemão do conto de fadas “Dornröschen”. O Emblema Montblanc que coroa o instrumento de escrita está em madrepérola cercado por laca vermelha, que lembra rosas que envolvem o castelo. O número de limitação de canetas-tinteiro e rollerballs vem do ano em que a primeira edição do “Kinder-und Hausmärchen” foi publicado, em 1812.

(Foto: divulgação)

Homenagem aos Irmãos Grimm Edição Limitada 86

A história de Hansel & Gretel é sobre duas crianças abandonadas na floresta por seus pais, por não poderem mais cuidar delas. Depois de tentar refazer o caminho de volta para casa e se perder na floresta, eles encontram uma casa de propriedade de uma velha bruxa e são atraídos por ela. As crianças enganam a bruxa para subir no forno em chamas, antes de voltar para casa dos pais com muitas riquezas.

A tampa e o corpo da Homenagem aos Irmãos Grimm Edição Limitada 86 são feitos de madeira ébano escurecida para se assemelhar tanto à floresta escura do conto de fadas como aos incêndios que queimam a bruxa no final do conto, contrastando com as chamas e acessórios de ouro maciço au750. A tampa é feita de ouro maciço Au750 e revestida em PVD preto, com as assinaturas dos autores reveladas em ouro. Uma peça de gesso feita de ouro maciço Au750 na parte de trás da tampa apresenta chamas e a letra H (para Hansel & Gretel), evocando o momento da história em que Gretel empurra a bruxa para um forno em chamas.

As duas incrustações de ouro no corpo apresentam as palavras famosas em sua versão original: “Knuper knuper kneischen… Wer knupert um meinem Häuschen?” (ou “Mordiscar como um rato, quem está mordiscando na minha casa?”). O Emblema Montblanc é definido como uma peça fundida composta das letras A a F com F sendo a letra que os Irmãos Grimm usaram para terminar seu Dicionário Alemão, organizado durante sua vida. O topo de ouro maciço é definido com um cabochão feito de madrepérola simbolizando o tesouro que Hansel & Gretel descobriram depois que eles queimam a bruxa. A limitação de 86 canetas-tinteiro é uma referência ao número de contos de fadas publicados na primeira edição dos Children´s and Household Tales, em 1812.

(Foto: divulgação)

Homenagem aos Irmãos Grimm Edição Limitada 8

Descrita como uma linda garota com pele branca como a neve, Branca de Neve é o objeto da inveja de sua madrasta malvada depois que seu espelho identifica a menina como a mais bonita do país. Ela ordena que a Branca de Neve seja levada para a floresta para ser morta, mas em vez disso ela é acolhida por sete anões, que cuidam dela. A madrasta a rastreia e a engana para comer uma maçã envenenada, mas o príncipe a encontra. Enquanto seu caixão é levado de volta para o castelo, ele cai e Branca de Neve cospe a maçã, acordando para se casar com o príncipe.

A tampa e o corpo da Homenagem aos Irmãos Grimm Edição Limitada 8 são feitos de ouro branco maciço Au750 com uma estrutura que se assemelha a folhas revestidas em ouro amarelo, bem como incrustações feitas de ouro maciço branco Au750 mate que representam o precioso minério das montanhas extraído pelos anões. O corpo contém um cristal de rocha facetado que serve como o “caixão” para Branca de Neve e é gravado à mão na parte de trás com as imagens da personagem tiradas de um desenho de Ludwig Grimm.

A tampa apresenta duas camadas de ouro branco com uma estrutura cristalina, fosco para parecer minério. Um cristal contém a letra “S” como referência ao conto de fadas Branca de Neve. Duas linhas de diamantes através dos anéis, bem como uma linha de diamantes na tampa e no corpo são reminiscentes da beleza cintilante da personagem do conto. A pena de ouro amarelo maciço Au750 é gravada com as chamas, como um símbolo do cenário durante o qual os contos foram narrados e a maçã dada à Branca de Neve pela bruxa, enquanto a parte dianteira é decorada com folhas.

A edição é coroada com um Emblema Montblanc definido como uma peça fundida composta das letras A a F, e coberta com um cristal de safira. O cone é embelezado com folhas gravadas à mão, preciosos rubis definidos como um “7”, uma gravação de “KHM ” representando o Kinder-und Hausmärchen e o 53 para o número do conto de fadas Branca de Neve na coleção. A parte inferior do cone contém um cabochão de espinélio simbolizando o cabelo preto da Branca de Neve.

A coleção Montblanc Writers Edition Homenagem aos Irmãos Grimm inclui uma seleção de acessórios inspirados no opus dos Irmãos Grimm. Um caderno com capa de couro de bezerro é decorado com uma grande ilustração da letra “G” no estilo de livros antigos de contos de fadas. Montblanc criou uma tinta verde escura baseada nas florestas dos contos de fadas Grimm. Um par de abotoaduras redondas e uma pulseira de couro trançado, ambas com o design do Emblema Montblanc nos instrumentos de escrita, completam a coleção.

Deixe um comentário