MON reúne todas as ações virtuais da quarentena em hotsite
Após o início da quarentena ocasionada pela pandemia da COVID-19, o Museu Oscar Niemeyer (MON) criou o hotsite #monemcasa, que disponibiliza um conteúdo especialmente desenvolvido para ajudar as pessoas a superarem as dificuldades de acesso à cultura durante o isolamento social.
Num único local, organizado de maneira prática e didática, o público pode agora acessar atividades criadas especialmente pela instituição neste período de distanciamento social, como oficinas artísticas e exposições online. Seguindo decreto do Governo do Estado do Paraná, o MON está temporariamente fechado ao público desde março.
“Quando tivemos que fechar as portas do Museu para preservar a saúde e a integridade física dos visitantes e de nossos colaboradores, estávamos iniciando um ano em que teríamos importantes exposições e muitas atividades educativas”, explica a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika.
Imediatamente após o fechamento, teve início a produção de um amplo e diversificado conteúdo virtual, que inclui oficinas artísticas, mediações a exposições, entrevistas e visitas a ateliês de artistas e outras atividades, como forma de oferecer ao público conteúdo dinâmico e educativo, que possa ser acessado durante a quarentena.
“Entendemos que a arte e a cultura podem representar um alimento à nossa alma, levando bem-estar e fortalecendo a saúde mental nesse momento difícil pelo qual passamos”, comenta Juliana.
A maioria do material produzido foi disponibilizada inicialmente nas redes sociais do Museu. Em casos específicos, como o programa Arte para Maiores, direcionado ao público com mais de 60 anos, as oficinas são enviadas semanalmente por WhatsApp aos participantes já inscritos ou que se cadastram por e-mail. Tudo isso está agora reunido no hotsite. No mesmo local, o público acessa ainda as 13 exposições realizadas pelo MON e que estão na plataforma Google Arts & Culture.
“Uma delas, a mostra ‘Man Ray em Paris’, primeira exposição do artista no Brasil, tinha acabado de ser inaugurada fisicamente quando o Museu fechou as portas. Por isso, nos apressamos em viabilizá-la no Google Arts & Culture para que todos pudessem ter acesso”, comenta a diretora-presidente do Museu.