Mestre em esculturas
Emanuel Vasco da Graça Nunes nasceu em Maputo, Moçambique, seus pais portugueses e ele tem uma única irmã. A mãe era analista química e o pai técnico em metalúrgica, e artista plástico por opção, é daí que vem o interesse precoce pelas artes e pelas construções. Em 1974, seus pais emigraram para o Malawi e, em 1977 fixaram residência na capital de Portugal, Lisboa, onde Emanuel se profissionalizou e, dominou a técnica de fundição. Dos 16 aos 18 anos, frequentou a Escola de Belas Artes como aluno assistente, onde teve a oportunidade de passar por ateliês de grandes mestres da escultura como João Fragoso e Dorita de Castel-Branco, onde ficou um certo tempo.
“Deu-me a mão e me ajudou muito, acompanhei-a durante dez anos até o fim de sua vida”, relembra o artista.
Estudou na Espanha na Fundição K “cera perdida” – um método de escultura de peças metálicas por moldagem, e também na Fundição do Museu do Louvre, na França. Todo o conhecimento e experiência adquiridos transformaram ele em mestre em fundição de obras de arte, abrindo assim sua própria empresa, a Fundarte (1985-2005). Nesta época recebeu reconhecimento internacional com muitas obras, como a maior obra escultórica construída e exposta em Portimão, uma reprodução da Deusa Kum lam. com 12 metros de altura e pesando 20 toneladas, com autoria de Cristina Rocha Leiria, foi dada de presente ao Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio ao território de Macau.
Atualmente é possível encontrar seus trabalhos expostos em museus, espaços públicos e privados em Portugal, Moscou, Turquia, França, Itália, Holanda, Madeira, Açores, Suíça, Espanha e Estados Unidos. Todas as obras expostas estão assinadas com o carimbo da Fundição Fundarte, representando o ateliê, com muita qualidade de processo em “cera perdida”.
Em 2005, em uma visita ao Brasil, com apoio de amigos portugueses residentes no Brasil, conseguiu trabalhar em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados. Em 2007, em uma viagem a trabalho, visitou Santa Catarina, identificando-se imediatamente com o povo e a cultura, onde decidiu estabelecer seu lar.
Hoje, mora em Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde possui um home atelier para receber clientes especiais, e também possui um espaço no Resort Plaza Itapema em Itapema, com exposição de obras de arte e esculturas. Trabalha com obras de alto padrão para residências, fazendo entregas em todo país, se tornando referência nas fachadas dos mais conceituados prédios catarinenses.
Personal styling por Reginaldo Souza
*Coluna originalmente publicada na edição #248 da revista TOPVIEW.