ESTILO

Mestre em esculturas

Materializando sentimentos em escultura, artista vive em Santa Catarina e vem consagrando seu nome entre as grandes construtoras do estado

Emanuel Vasco da Graça Nunes nasceu em Maputo, Moçambique, seus pais portugueses e ele tem uma única irmã. A mãe era analista química e o pai técnico em metalúrgica, e artista plástico por opção, é daí que vem o interesse precoce pelas artes e pelas construções. Em 1974, seus pais emigraram para o Malawi e, em 1977 fixaram residência na capital de Portugal, Lisboa, onde Emanuel se profissionalizou e, dominou a técnica de fundição. Dos 16 aos 18 anos, frequentou a Escola de Belas Artes como aluno assistente, onde teve a oportunidade de passar por ateliês de grandes mestres da escultura como João Fragoso e Dorita de Castel-Branco, onde ficou um certo tempo.

“Deu-me a mão e me ajudou muito, acompanhei-a durante dez anos até o fim de sua vida”, relembra o artista.

Estudou na Espanha na Fundição K “cera perdida” – um método de escultura de peças metálicas por moldagem, e também na Fundição do Museu do Louvre, na França. Todo o conhecimento e experiência adquiridos transformaram ele em mestre em fundição de obras de arte, abrindo assim sua própria empresa, a Fundarte (1985-2005). Nesta época recebeu reconhecimento internacional com muitas obras, como a maior obra escultórica construída e exposta em Portimão, uma reprodução da Deusa Kum lam. com 12 metros de altura e pesando 20 toneladas, com autoria de Cristina Rocha Leiria, foi dada de presente ao Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio ao território de Macau.

Atualmente é possível encontrar seus trabalhos expostos em museus, espaços públicos e privados em Portugal, Moscou, Turquia, França, Itália, Holanda, Madeira, Açores, Suíça, Espanha e Estados Unidos. Todas as obras expostas estão assinadas com o carimbo da Fundição Fundarte, representando o ateliê, com muita qualidade de processo em “cera perdida”.

(Foto: Reginaldo Silva)

Em 2005, em uma visita ao Brasil, com apoio de amigos portugueses residentes no Brasil, conseguiu trabalhar em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados. Em 2007, em uma viagem a trabalho, visitou Santa Catarina, identificando-se imediatamente com o povo e a cultura, onde decidiu estabelecer seu lar.

Hoje, mora em Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde possui um home atelier para receber clientes especiais, e também possui um espaço no Resort Plaza Itapema em Itapema, com exposição de obras de arte e esculturas. Trabalha com obras de alto padrão para residências, fazendo entregas em todo país, se tornando referência nas fachadas dos mais conceituados prédios catarinenses.

Personal styling por Reginaldo Souza

*Coluna originalmente publicada na edição #248 da revista TOPVIEW. 

Deixe um comentário