Mesa posta no campo: luxo ao ar livre
Receber em casa é tudo de bom, mas confraternizar ao ar livre, em meio a natureza, pode ser ainda mais agradável tanto para o anfitrião quanto para o convidado. O início do ano pede celebrações outdoor. Neste caso, as mesas se transformam em protagonistas da decoração e a maneira como são postas faz toda a diferença.
No campo, a decoração deve ser leve e descontraída, mas não é preciso deixar a elegância de lado. Independente do estilo que você quer seguir, rústico, chique ou mais natural, o primeiro passo para chamar atenção a uma mesa montada ao ar livre é a escolha da louça e dos talheres. Opte por opções que combinam com o seu gosto e com a ocasião. Uma boa saída é escolher as louças em cores lisas ou neutras, que combinam com tudo, e com alguns detalhes sutis e bordas decoradas, para dar um toque especial.
Para montar a mesa em ocasiões mais formais utilizo toalhas, já para um décor descontraído no campo uma boa dica é usar os jogos americanos. Toalhas lisas ficam ótimas com louças estampadas, o oposto também vale. Linho, algodão, rami e renda são exemplos de tecidos leves que ficam perfeitos para a mesa posta ao ar livre. Com a natureza como plano de fundo, é super indicado dar um toque de cor e vida: tons de azul, amarelo e verde super combinam.
Diferentes tonalidades da mesma cor mescladas com tons neutros como ocre, bege e creme garantem um ar sofisticado. Os adornos são essenciais para complementar a decoração. Utilize porta-guardanapos, apoiadores de talheres, velas e diferentes tipos de taça. Para dar um ar mais tropical, eu costumo optar pelo uso de frutas, flores e materiais naturais, como madeira, bambu e madrepérola. Vale lembrar que menos é mais, por isso não exagere nos itens sem função à mesa.
Caprichar no visual das refeições além de dar um toque especial à decoração, também expressa carinho pelos convidados. Seja no campo, na praia ou em casa, é importante garantir que não falte nada na hora de servir a família e os amigos, e que todos se sintam à vontade e acolhidos.
*Matéria originalmente publicada na edição #233 da revista TOPVIEW.