ESTILO

Mesa posta: como compor uma mesa arrebatadora!

À mesa com estilo e sofisticação: dicas para compor uma mesa posta arrebatadora e tornar a refeição ainda mais prazerosa

Como pensar a mesa posta? Tão importante quanto os deliciosos pratos de restaurantes premiados é a montagem da mesa. É claro que cada ocasião pede itens diferentes para a sua composição, mas, independentemente do tema, é importante ter sempre à mão: pratos, talheres, guardanapos de tecido, jogo americano ou toalhas especiais, taças e arranjos de flores.

Mesa posta

Marilis Borcath: “Se quiser usar um tema na decoração, basta adequar a composição de acordo com cada ocasião”. (Foto: Divulgação.)

Há quem tenha o costume de servir os alimentos na mesa; particularmente, eu não aconselho. Prefira sempre deixar um buffet à disposição. Caso não disponha de um, opte por servir a receita já empratada: fica muito mais elegante! Quanto à disposição, os garfos devem ficar sempre à esquerda do prato e as facas e colheres sempre à direita. Já os talheres devem ser colocados conforme a ordem dos pratos a serem servidos, de fora para dentro. Para finalizar, copos e taças também devem ser colocados da esquerda para a direita.

Se quiser usar um tema na decoração, basta adequar a composição de acordo com cada ocasião – sem exageros, é claro! Uma possibilidade é trabalhar as quatro estações, já que em cada uma podemos usar flores da época e elementos que remetem ao clima.

O que não fazer

Mesa posta criada por Marilis Borcath. (Foto: Divulgação.)

Ignorar proporções, exagerar nos itens decorativos, usar velas e flores perfumadas ou, ainda, arranjos muito altos que interfiram na visão das pessoas, atrapalhando o fluxo das conversas. Quanto à comida, errar na quantidade é imperdoável, principalmente se errar para menos.

Esses são alguns dos pontos-chaves para transformar um evento em um momento único!

*Matéria originalmente publicada na edião 226 especial Gastronomia.ç

Deixe um comentário