Marcos Bertoldi Arquitetos na Mostra Modernos Eternos São Paulo 2020 - TOPVIEW

Marcos Bertoldi Arquitetos na Mostra Modernos Eternos São Paulo 2020

O ambiente participante da mostra está entre os Top 10 ambientes pelo portal Radar Decoração e na 18ª edição da Revista Uniflex

Compartilhe

A  Mostra Modernos Eternos São Paulo 2020, uma mostra anual de arquitetura, design e arte que está sendo realizada virtualmente neste ano, recebe o Marcos Bertoldi Arquitetos com o ambiente Sala de Estar (com gato). O ambiente está entre os Top 10 ambientes pelo portal Radar Decoração e também foi incluído na 18ª edição da Revista Uniflex. 

“É um duplo reconhecimento, como um escritório que extrapola o âmbito local e vai cada vez mais ganhando uma dimensão nacional com trabalhos realizados em vários estados brasileiros e exterior. Em todas as matérias produzidas por diversos órgãos e mídias de divulgação, o nosso trabalho é sempre mencionado, o que também é uma importante sinalização que estamos no caminho certo”, afirma Marcos Bertoldi.

O evento está sendo um sucesso de público, com mais de 5 mil visualizações em menos de 72h. 

Confira as fotos do Sala de Estar (com gato): 

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

O ambiente Sala de estar (com gato)

As formas prismáticas em alvenaria branca, despidas de cores, revestimentos ou qualquer ornamento serviram de base para a nossa intervenção. A ideia da caixa branca foi mantida e reforçada internamente. Preservamos os tetos e as paredes brancos e optamos por um piso igualmente pintado em branco, como reflexo da volumetria interna e externa da residência. A janela em fita, indispensável e onipresente neste período, recebeu a velatura de uma cortina transparente. 

Portas-painéis pivotantes e espelhadas, de extração Art-Déco e moduladas de maneira semelhante ao antigo teto iluminado da sala de jantar vizinha, geram novas e inesperadas perspectivas, multiplicando o mobiliário e as obras de arte expostos.  O espaço, destinado a uma Sala de Estar, é central na área social da residência e comunica-se com outros três espaços laterais, o que nos colocava diante de uma série de circulações cruzadas, dificultando a resolução do layout.

O mobiliário, distribuído de forma assimétrica, organiza-se a partir do sofá contemporâneo e curvo de Paolo Castelli (2020) para a Casual Móveis, descrevendo um arco sob a janela em fita, descolando-se da ortogonalidade dos espaços. Reedições de clássicos modernistas brasileiros como a mesa lateral Warchavchik (1928), a mesa de centro Aranha, de Branco & Preto (1952), a poltrona e pufe Annette, além do bar Gávea, todos de Jorge Zalszupin (1959), para Etel, sublinham o espaço. A poltrona PK 20 de Poul Kjærholm (1967) da Fritz Hansen, em couro, vime e metálica, com suas formas curvas e leves contrapõem -se ao bloco maciço e compacto em madeira do bar. As banquetas PK 33 (1959) e Eames Walnut Stool (1960) para Atec, completam o ambiente.

Luminárias que contam a história do design, como a Bubble Pendant (1952) de George Nelson – Fritz Hansen para Atec e a Taccia (1962) de Achile & Pier Castiglioni – Flos para a Casual Móveis, além de um importante conjunto de objetos, completam o projeto. Entre os mais antigos o boneco Monkey (1951) do dinamarquês Kay Bojesen e os vasos da Venini – Murano, Bolle Bottles (1966) do finlandês Tapio Wirkkala. Entre os mais recentes, os vasos Ikebana de Jaime Hayón e o vaso em madeira Estacão de Lia Siqueira, de 2016 e 2019 respectivamente.

Os tecidos e superfícies têxteis são naturais, como os tecidos para cortina, (montada com o Sistema Wave – Uniflex), e sofá, em linhos Twin e Varese, assim como o tapete em lã de ovelha Sheep, todos da Empório Beraldin.  Obras de arte da Galeria Simões de Assis – SIM, foram cuidadosamente selecionadas, estando presentes grandes artistas plásticos brasileiros, como Eliane Prolik, Célia Euvaldo e Antonio Malta Campos, além do modernista uruguaio, Carmelo Arden Quin, um dos fundadores do movimento MADI em 1946, na Argentina.   

In this article

Join the Conversation