ESTILO

Marca traz dicas para toda a casa e sugestões de peças incríveis de iluminação

Lustre e Pendente, quais as diferenças? Saiba todas as respostas!

Os pendentes estão entre as peças de iluminação mais amadas do décor! Em razão da variedade de modelos com efeitos, intensidades e estilos diferentes, esses itens conseguem conquistar públicos de todos os gostos, desde os mais clássicos, até os mais contemporâneos. Devido ao grande sucesso dos produtos em suas unidades, a Yamamura, referência em iluminação (com quatro lojas físicas e a loja online), apresenta dicas de decoração e recomendações de uso dos pendentes para a casa toda. Confira!

Pendentes em todos os cômodos!

Muito versáteis, os pendentes são os produtos certos para dar aquela valorizada em vários cantinhos da casa. De forma geral são boas opções para centros de salas de estar, desde que instalados acima da altura do olhar, para não atrapalhar a visão para a tv. Quando dispostos ao lado de poltronas, ou em cima de mesinhas laterais, podem unir estética e funcionalidade, resultando em um ambiente essencial para a leitura de um bom livro.

Em salas de jantar, ambientes em que são protagonistas, os pendentes podem ser tanto instalados em composição com vários, para trazer um espaço mais despojado, quanto como peça única, maior, para trazer toda a eficiência da iluminação em um único produto.

Em cozinhas americanas, normalmente integradas à área de refeições, pendentes acima da bancada também são apostas certas e que trazem uma atmosfera despojada e interessante. Partindo para as cozinhas tradicionais e em lavanderias, apesar de não tão comuns, podem ter seu cantinho garantido caso o objetivo seja trazer um charme adicional, como é o que acontece nos banheiros e lavabos, em que pequenos pendentes são instalados nas bancadas para trazer ainda mais personalidade para o ambiente.

(Foto: Emerson Rodrigues)

Para as varandas, caso ela seja uma área gourmet, a regra é a mesma como nas cozinhas americanas, mas isso vai variar de caso a caso, por isso o ideal é deixar a mente aberta para a iluminações inusitadas!

(Foto Emerson Rodrigues)

Agora no ambiente da casa que mais necessita de conforto, nos quartos, vale pensar em pendentes em cima das mesas laterais, ou para quem prefere trabalhar com luzes mais gerais, aposte em pendentes de iluminação indireta no centro do espaço, para trazer a descontração necessária para uma boa noite de sono. E, para garantir ainda mais relaxamento, a sugestão é temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K).

Lustre e Pendente, quais as diferenças?

Esta é uma das perguntas mais ouvidas pelos especialistas da Yamamura. Então, que tal conhecer as características de cada um deles? Normalmente, o lustre é um item grande, composto por mais de uma lâmpada, apresenta braços e, segue principalmente o estilo clássico. Na maioria das vezes é feito com metal, cristais ou vidro, além de possuir muitos detalhes e ser sustentado por cabos, correntes ou fios. Considerado como item de iluminação de efeito geral, o lustre é ideal para valorizar os ambientes como peça de destaque.

Em contrapartida, o pendente costuma ter um porte pequeno ou médio, em boa parte das vezes, apenas uma lâmpada em sua composição. O modelo utiliza correntes, cabos ou fios para a sua sustentação. É possível diferenciá-lo também pelo estilo que acompanha a peça, em geral, moderno, contemporâneo ou industrial.

Deixe um comentário