MADE 2022 destaca a revitalização do Pacaembu em São Paulo
Marcando um grande movimento mundial e necessário nas grandes cidades, a fim de unir atividades e propósitos, a MADE – Mercado, Arte e Design celebra sua 10º edição em um espaço de 1940 que está sendo preparado para somar cultura ao esporte.
Começa nesta quarta-feira, 1 de junho, até o dia 5, a MADE – Mercado, Arte e Design, que é uma feira internacional de design que chega a sua 10º edição em São Paulo.
Este ano, a MADE acontece simultaneamente à feira de arte ArPA no Pavilhão do Pacaembu, local que passa por uma grande renovação e que, além de amplificar o uso esportivo, considera a retomada aos pilares originais do espaço, reconhecido por funcionar como uma grande arena da cena cultural paulistana, segundo a própria divulgação da MADE.
O complexo será inteiramente restaurado, renovando o conjunto arquitetônico original de 1940. Todas as edificações originais serão respeitadas, restaurando, recuperando e atualizando a sua arquitetura original, seguindo sempre as diretrizes dos conselhos estadual e municipal de preservação do patrimônio.
De acordo com o que foi informado, o novo Pacaembu terá atividades culturais, além de muito entretenimento ao vivo, envolvendo esporte, lazer e música. O local histórico de 40.000 m2 receberá novos espaços que compreenderão diferentes tipos de instalações, entre eles um hotel de luxo integrado ao estádio, uma instalação de eSports, estúdios de gravação, escritórios, locais para inovação digital, lojas e uma praça de alimentação.
Por este motivo, foi o palco escolhido para a MADE, que tem a proposta de reunir, a cada edição, conteúdo de qualidade por meio de exposições e instalações em um espaço coletivo que apresenta e dá destaque a designers e estúdios nacionais e internacionais, revelando novos talentos, incentivando novas produções e, consequentemente, a ampliação da cultura do design a milhares de pessoas.
A grande novidade de 2022 é que todos os objetos da feira estarão à venda em uma grande exposição, com curadoria realizada pela W/Design, de Waldick Jatobá, idealizador, curador e diretor artístico do evento, e por seus sócios Bruno Simões, curador, e Elcio Gozzo, diretor financeiro.
A presença de Curitiba
De Curitiba, e em parceria criativa, o artista e designer têxtil Alex Rocca se une às designers Julyana Hilgenstieler e Nicole Salvatierra, da Tiie Design, para o lançamento da Coleção Líquens, na MADE 2022.
A coleção desenvolvida pelo trio de criativos surge da vontade de conectar diferentes universos, a arte manual e orgânica das tapeçarias de Rocca com o design industrial e minimalista do mobiliário desenvolvido pela Tiie Design.
As peças de mobiliário exaltam a essência dos formatos encontrados na natureza, de troncos e ramificações de galhos, agora exibidos em moldes geométricos e puristas. O envolvimento orgânico das tapeçarias com fios de lãs naturais recicláveis, conscientemente escolhidos, permeia os volumes, como líquens que se fixam às superfícies.
A poltrona e o mancebo são peças que naturalmente transmitem receptividade. As escolhas compositivas de formas e volumes afloram as sensações de acolhimento e bem-estar, por meio da vibração das cores, do toque das texturas, ora acariciáveis, ora polidas.
Outro destaque direto de Curitiba na MADE 2022 é o arquiteto e designer Leandro Garcia. Antecipando sua apresentação no FUORISALONE de Milão, com início em 07 de junho, Leandro traz para a MADE os bancos simples, compostos por três pés de madeira maciça torneados com acabamento em meia-esfera e assento de madeira maciça com bordas arredondadas.
Seus elementos robustos trazem a identidade do móvel brasileiro de madeira e transmitem simplicidade em sua forma, materialidade e função. Disponíveis em duas alturas, os bancos ainda diferenciam-se entre si pela orientação do assento: no banco baixo, a face arredondada voltada para cima convida a um sentar despojado perto do chão, enquanto que no banco alto, a face retificada voltada para cima permite, além do sentar, a função de apoiar, e inspira a versatilidade do móvel contemporâneo.
Serviço
Quando: entre os dias 1º e 5 de junho. De quarta a sábado, das 13h às 20h30. Domingo, das 11h às 18h
Onde: Pavilhão Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)
Valor: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia
Contato: (11) 97292- 3551