Jovem tenor curitibano ganha maior concurso lírico do país
A edição de 2020 do maior concurso lírico do país foi adaptada, por conta da pandemia, e as audições presenciais que aconteceriam em SP migaram para plataformas digitais. Em sua primeira participação, o tenor lírico Vitório Scarpi de apenas 25 anos, submeteu dois vídeos para avaliação de um júri internacional, presidido pelo maestro Luiz Fernando Malheiro.
A décima oitava edição do concurso tinha 125 cantores inscritos antes das paralizações por conta da pandemia do novo coronavírus, destes, 93 candidatos aceitaram a mudança para a versão digital, enviando vídeos com suas apresentações para a avaliação dos jurados. Também foi a primeira vez em que houve uma premiação destinada à escolha popular.
“Eu estou no mundo da ópera desde 2018, apenas. É uma carreira relativamente curta dentro do canto lírico, tanto como estudante quanto como profissional, então eu não esperava ganhar na minha primeira tentativa do concurso mais importante do segmento aqui no Brasil”, confessa Vitório sobre a experiência.
Além do prêmio de primeiro lugar, o tenor participará de um concerto com a Orquestra Sinfônica de Taubaté e outro concerto de tenores do Teatro do Amazonas, em Manaus. Ambos os eventos devem acontecer esse ano ainda, se houver um progresso em relação à pandemia.
O concurso Maria Callas é o maior e mais importante concurso de canto lírico do Brasil. Criado em 1993, pelo tenor Paulo Abrão Esper e a pianista Maria Rasetti, a finalidade da competição era difundir o trabalho da Cia Ópera e abrir um novo espaço aos jovens cantores brasileiros. O concurso teve inscritos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, e também cantores latinoamericanos que vivem nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Alemanha.