ESTILO

Japan House São Paulo traz programação online sobre mangá, arte da caligrafia e o design de embalagens

As atividades acontecem em torno das novas exposições em cartaz, além de trazer novos aspectos sobre o Mangá

Em fevereiro, a Japan House São Paulo segue com a #JHSPONLINE apresentando programação diária em suas redes sociais para enfatizar a troca cultural, comunicando o que há de mais interessante sobre o Japão. Entre as atividades permanentes, destaque para os encontros online entre o público e os integrantes da equipe do educativo da instituição, que promovem o ganho de conhecimentos e diálogos sobre diversos assuntos relacionados à cultura nipônica. Este mês, serão abordados temas em torno das novas exposições em cartaz “DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa” que relata sobre a arte da caligrafia, o Shodō e “Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão” sobre produtos japoneses com embalagens criativas, divertidas e simbólicas à cultura do país. Além destes, o Mangá e a mitologia japonesa também são contemplados.

Inspirada pelo design e pela exposição Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão em cartaz até 14 de março, a atividade “Conhecendo Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão” acontece, no dia 12/02, às 17h. Nela, o educativo apresentará diversos aspectos sobre as embalagens contemporâneas que são atrativas por suas estéticas, singularidades, técnicas e funcionalidades. Com extrema importância na cultura nipônica, as embalagens simbolizam a ideia de proteger aquilo que é precioso – evidenciada pelo termo tsutsumu, palavra japonesa que significa “embrulhar”, “empacotar”. A participação na atividade independe da ida à exposição e terá uma segunda edição no dia 26/02.

Na semana seguinte, no dia 19/02, às 17h, acontece o encontro virtual “Conhecendo DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa”, que propõe revelar os conceitos em torno do tema e dados sobre a artista, que destaca em suas obras mensagens positivas de amor e esperança. Além disso, será abordado a expressividade por meio dos traços que constroem os ideogramas japoneses com significados potentes. A exposição fica em cartaz até 28 de fevereiro, e a participação na atividade independe da visita presencial. Em comemoração ao Dia do Gato, festejado no Japão em 22/2, a equipe do Educativo ensinará, por meio de vídeo, como fazer um gatinho de papel, utilizando a técnica tradicional do origami.

No dia 23/02, às 16h, acontece o Conversas com o Educativo sob o tema “Shodō: o traço, o corpo e o caminho” com a participação do designer gráfico Rafael Tadashi Miyashiro, membro da Associação Shodō do Brasil / Shodō Aikoukai e professor no Centro Universitário Belas Artes. O encontro chega para enfatizar a relação entre o traço e corpo, e o quanto é necessário ordem e direcionamento específicos na pincelada, além do treinamento para o aprimoramento técnico e espiritual. Para participar, o link de acesso será divulgado nos canais oficiais da Japan House São Paulo, na semana do evento.

E para encerrar o mês, no dia 27/02, às 17h, acontece mais uma edição do “Ciclo de Mangá: Japão nos Quadrinhos”, destacando o Mangá, elemento de grande importância cultural, que traz em suas histórias componentes geográficos, culturais, traços cotidianos, costumes e práticas que acontecem no país. São esses detalhes que fascinam os leitores de países ocidentais, tornando os mangás um sucesso mundial. Para participar, o link de acesso será divulgado nos canais oficiais da Japan House São Paulo, na semana do evento.

Mais informações no site.

Deixe um comentário