ESTILO

Japan House São Paulo realiza 2ª edição da “Experiência JHSP Online: Um encontro com o Japão em casa”

Comandado pela Chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, o encontro acontece em 26 de agosto

Após o sucesso da primeira edição, a Japan House São Paulo anuncia mais uma “Experiência JHSP Online: um encontro com o Japão em casa”, para o dia 26 de agosto, às 19h30. Nesta ocasião, a iniciativa será realizada em conjunto com o Restaurante Aizomê e as lojas Shin e Furoshiki – negócios independentes localizados dentro da instituição nipônica. A ação é inspirada pelo provérbio japonês Ichigo ichie (一期一), que transmite a ideia de transitoriedade de forma simples e profunda e enfatiza que todos os encontros em nossas vidas são únicos. Com origem na Cerimônia do Chá, a expressão valoriza os esforços de cada um dos envolvidos em fazer com que aquele momento aconteça.

Inspirados por essa reflexão, o encontro online promete uma nova experiência sensorial, agora focada na gastronomia japonesa, incluindo todos seus símbolos, aromas e sabores, ressignificando a maneira de estar junto para compartilhar histórias da cultura japonesa em uma rica troca com outras pessoas e profissionais. Realizada por meio da plataforma Zoom, a experiência será comandada por Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, que ensinará o chawanmushi (茶碗蒸し), uma preparação japonesa levíssima, muito tradicional e rica em sabores e texturas. O passo a passo de Telma começa com o dashi – o caldo básico da culinária japonesa que carrega a essência do umami -, e segue com todas as dicas para a montagem e o cozimento do prato. Umami é o quinto gosto básico do paladar humano: é a percepção de “deliciosidade” presente em alguns preparos e alimentos. O chawanmushi é uma das receitas que são exemplo de exaltação do umami, concentrando muitos sabores em uma preparação simples e leve, mas surpreendente pela profundidade e complexidade.

Nesta edição estarão disponíveis três modalidades de participação (pagas e gratuita), permitindo que mais pessoas possam participar desta vivência no conforto de suas casas. Embalado por um furoshiki especial de linho, o kit completo oferece os ingredientes para a receita, uma yunomi de cerâmica assinada pela artista Hideko Honma, especialmente escolhida para montagem do chawanmushi. Uma segunda possibilidade é o kit básico com todos os ingredientes para execução do prato e, por fim, a opção de acesso livre à live e a lista de ingredientes, para que os participantes possam providenciá-los e preparar seu próprio chawanmushi. É necessário realizar inscrições por meio do site para participar de qualquer uma das modalidades, sendo que as versões pagas possuem vagas limitadas.

Receita tradicional no Japão, o chawanmushi engloba elementos que remetem ao conforto de casa e promove uma sensação de tranquilidade com o ritual de seu preparo. Considerado um pudim, flan ou creme de ovos salgado, traz ingredientes variados para enriquecer a receita como frango, frutos do mar, cogumelos e vegetais. Típico da culinária japonesa, o prato tem seus registros desde o século 18, e acredita-se que seja originário de regiões como Kyoto e Osaka, sendo posteriormente difundido para outros locais como Edo (antigo nome da capital, Tóquio) e Nagasaki. Atualmente a receita segue extremamente popular e pode ser encontrada por todo o arquipélago, sendo comumente servida como entrada ou acompanhamento, seja em preparações caseiras ou como parte de sofisticados banquetes em restaurantes luxuosos, demonstrando sua versatilidade e popularidade.

Confira os detalhes de cada modalidade

  1. KIT COMPLETO: R$150 + frete, com inscrição obrigatória para acessar a live. Contempla um kit idealizado para todas as etapas da experiência:

– Ingredientes selecionados pelo Restaurante Aizomê para a realização da receita do chawanmushi (Alga kombu e katsuobushi em quantidades exatas para as porções sugeridas; 6 ovos orgânicos; cubos de frango cozido; camarões limpos; grãos de soja verde (edamame); kamaboko; cenoura cozida; cogumelos shiitake e shimejishoyu usukuchi; mirin e sake);

– Uma yunomi de cerâmica (aproximadamente 150ml) assinada pela artista Hideko Honma e especialmente selecionada pela curadoria Shin para montagem e apresentação tradicional do chawanmushi;

– Embalagem em Furoshiki de linho japonês (uma técnica milenar japonesa que utiliza tecidos quadrados para envolver e proteger os mais variados tipos de objetos por meio de nós);

  1. KIT BÁSICO: R$50 + frete, com inscrição obrigatória para acessar a live. Modalidade indicada para quem já possui os recipientes adequados para preparar e degustar seu chawanmushi:

– Ingredientes selecionados pelo Restaurante Aizomê para a realização da receita do chawanmushi (Alga kombu e katsuobushi em quantidades exatas para as porções sugeridas; 6 ovos orgânicos; cubos de frango cozido; camarões limpos; grãos de soja verde (edamame); kamaboko; cenoura cozida; cogumelos shiitake e shimeji; shoyu usukuchi; mirin e sake);

  1. LIVRE: Modalidade gratuita com inscrição obrigatória para acessar a live. Ideal para quem está fora da cidade de São Paulo, mas não quer perder este encontro com a chef.

– Acesso a lista dos ingredientes com especificações para providenciar antecipadamente.

Deixe um comentário